Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ciro Nogueira é o único piauiense na CPI da covid-19 no Senado

O parlamentar piauiense tem se destacado na defesa das pautas governistas e deve se tornar protagonista

16/04/2021 17:58

O senador Ciro Nogueira (PP) é o único piauiense titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que deve investigar irregularidades na condução da pandemia do novo coronavírus nos governos federal, estaduais e municipais. O presidente do Senador, Rodrigo Pacheco (PP), já apresentou a composição da CPI e os trabalhados devem iniciar já na próxima semana.


Leia também: CPI da Pandemia: Omar Aziz, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros comandarão comissão 


Ao todo, 11 senadores integram a CPI. Ciro Nogueira (PP), Eduardo Girão (Podemos-CE), Marcos Rogério (DEM-RO) e Jorginho Mello (PL-SC) são considerados os quatro parlamentares ligados ao governo que estão como titulares. O parlamentar piauiense, contudo, tem se destacado na defesa das pautas governistas e deve se tornar protagonista nos argumentos do Palácio do Planalto.

Foto: Divulgação

Por outro lado, os senadores considerados independentes e de oposição são maioria. Forma o núcleo independente os parlamentares: Otto Alencar (PSD-BA), Eduardo Braga (MDB-AM), Omar Aziz (PSD-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Renan Renan Calheiros (MDB-AL). Já a oposição declarada é composta Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Humberto Costa (PT-PE). 

Um acordo nos bastidores do Senado acertou que a presidência da Comissão deve ficar com Omar Aziz e a vice-presidência com Randolfe Rodrigues. No entendimento, a relatoria, por sua vez, será do senador Renan Calheiros. A confirmação do presidente e relator é uma derrota par ao governo já que não há nenhum membro ligado a situação em cargos importantes na CPI. 

Mais sobre: