Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cocal: candidato apoiado por ex-prefeito que "œroubou menos" perde eleição

Dr. Cristiano (MDB) era apoiado por José Maria Monção, ex-prefeito de Cocal que admitiu ter roubado em suas três gestões.

16/11/2020 11:52

O candidato à Prefeitura de Cocal, Dr. Cristiano Brito, foi derrotado nas eleições municipais ocorridas neste domingo (15) tendo recebido 44,13% dos votos válidos conforme a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prefeito eleito foi Nonatinho do Sindicato (PT) com 5,16% dos fotos.

Em segundo lugar, Dr. Cristiano teve sua candidatura apoiada pelo ex-prefeito de Cocal, José Maria da Silva Monção, que declarou publicamente que “roubou menos que o atual prefeito”. O caso ganhou repercussão nacional no mês de setembro, quando os partidos estavam fazendo suas convenções partidárias para escolher os nomes que disputariam o pleito municipal. 


Foto: Reprodução/TSE

Durante a convenção do MDB e Progressistas, José Maria Monção afirmou que roubava para “dar aos pobres” quando esteve à frente por três vezes da Prefeitura de Cocal. O senador Ciro Nogueira e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, estavam presentes no evento e encararam com comicidade a fala do correligionário.

“Eu fui prefeito três vezes, conheci o sofrimento. Mas também não roubei o tanto que esse daí [atual prefeito] roubou. Esse é descarado e está afundando Cocal. Eu posso até ter tirado alguma coisa e dado para os pobres. Ninguém pode ser tão sincero”, declarou o prefeito. 

Dois dias depois, José Maria Monção foi expulso de seu partido, o PTB, ao qual era filiado desde 2009. Naquele ano, ele chegou a ser detido em uma operação da Polícia Federal acusado de desvio de verbas do Fundeb. . Se eu não tivesse tido tanto direito eu não tinha ido preso. Se eu fui preso, é porque tinha motivo”, foi o que disse José Maria Monção na época.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: