Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Congressistas do PSL na China rebatem críticas de Olavo de Carvalho

Em resposta, a senadora Soraya Thronicke disse que as críticas são "falácias". "Com todo respeito, o querido e admirado @OdeCarvaIlho está mal informado sobre absolutamente tudo", declarou a senadora.

18/01/2019 09:50

Após receberem críticas do escritor Olavo de Carvalho, integrantes da comitiva brasileira na China -formada em sua maioria por congressistas eleitos do PSL- usaram as redes sociais para explicarem a ida ao país comunista. Eles foram conhecer um sistema de segurança pública baseado no reconhecimento facial.

Em resposta, a senadora Soraya Thronicke disse que as críticas são "falácias". "Com todo respeito, o querido e admirado @OdeCarvaIlho está mal informado sobre absolutamente tudo. Professor, cuidado com as suas fontes. Estou disponível para qualquer esclarecimento", escreveu no Twitter.

Parlamentares eleitos em visita à China (Foto: Divulgação)

Em um vídeo postado no Twitter na noite desta quarta-feira (16), Carvalho chamou os congressistas de "caipiras" e "semianalfabetos". Segundo o escritor, "instalar esse sistema nos aeroportos brasileiros é entregar ao governo chinês as informações sobre todo o mundo que mora no Brasil".

Olavo de Carvalho é considerado Guru do governo Bolsonaro (Imagem: Reprodução YouTube)

O escritor, que é responsável pela indicação dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Ricardo Vélez Rodríguez (Educação), também negou ser o guru intelectual do governo Jair Bolsonaro.

O deputado federal eleito Gurgel Soares (PSL-RJ) afirmou no Instagram que a viagem não é uma visita de estado e que todos os parlamentares eleitos que compõem a comitiva ainda não tomaram posse.

Segundo Soares, eles estão lá para conhecer e aprender com outras culturas. "Não quer dizer que levaremos essa tecnologia [reconhecimento facial] para o Brasil. (...) A própria comitiva também quer nos levar para Israel, para conhecer outras tecnologias", afirmou em vídeo.

De acordo com reportagem do UOL, a ideia é que os parlamentares apresentem no início do ano legislativo (fevereiro) um projeto de lei que obriga a implementação de tecnologia de reconhecimento facial em locais públicos, para auxiliar as forças de segurança no combate ao crime e na captura de suspeitos ou foragidos.

Os congressistas também foram alvo de críticas de seus seguidores por terem ido à China, uma ditadura comunista. O combate ao comunismo é um dos pilares do discurso do governo Bolsonaro.

"Sai da China AGORA!!!!!! O povo brasileiro não aceitará TRAIDORES!!! COMUNISTA não é bem-vindo no Brasil!!!", escreveu um seguidor do deputado federal eleito Felício Laterça (PSL-RJ), um dos organizadores da comitiva.

Eleita deputada federal pelo Paraná, Aline Sleutjes (PSL-PR) rebateu as críticas de seus seguidores e afirmou que "buscar informação não é crime (...) O fato de fazer uma viagem à China não muda quem eu sou!", afirmou em post do Instagram.

No Twitter, Soraya Thronicke falou sobre a compra de produtos vindos da China. "Levante a mão aquele brasileiro que possui menos de dez produtos chineses em casa!".

Na legenda de uma imagem dentro do carro, ainda a caminho do aeroporto na terça-feira (15) , o policial eleito deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) afirmou: "Sabemos do regime que governa o país desde 1940, mas a questão aqui não é ideológica, e sim para trazer melhorias ao Brasil".

O policial tem feito stories (gravações que duram 24 horas no Instagram) mostrando as palestras que a comitiva está assistindo em Pequim.

DAMARES

Único parlamentar da comitiva que não foi eleito pelo PSL, Luis Miranda (DEM-DF) também tem usado o Instagram para mostrar detalhes da viagem.

Em vídeo gravado dentro do avião, o deputado eleito faz menção à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, ao mostrar as nécessaires distribuídos na classe executiva da companhia KLM.

"Homens recebem bolsinha azul e mulheres, bolsinha rosa. Damares, minha querida, você estava certa."

Na gravação também aparecem a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e o advogado Cleber Santos Teixeira, que atua na defesa do ator e deputado federal eleito Alexandre Frota (PSL-SP).

Zambelli foi citada nominalmente no vídeo de Olavo de Carvalho.

"Nunca vou te perdoar isso aí. Já te ajudei muito e já apoiei muito. Se você não sair desse negócio, eu não falo mais com você", afirmou o escritor.

Em um vídeo de resposta, Zambelli disse que continua "fã de Olavo de Carvalho" e que não tira as razões de receio do escritor, "mas eu preciso despreocupar vocês: não existe qualquer possibilidade de os parlamentares fecharem um acordo com empresas de reconhecimento facial, não existe qualquer possibilidade de nós incentivarmos um BBB no Brasil", afirmou.

Fonte: Folhapress
Por: Heloísa Negrão
Mais sobre: