Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa adia balanço dos 100 primeiros dias de gestão: "œainda estamos de luto"

Balanço será apresentado em um período de até 15 dias. O prefeito comentou ainda que a reforma administrativa também foi adiada.

12/04/2021 14:55

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), disse na manhã desta segunda-feira (12) durante a entrega das chaves de unidades habitacionais do residencial Parque Brasil a famílias atendidas pelo Programa Lagoas do Norte, que irá apresentar em um prazo de até 15 dias um balanço dos 100 primeiros dias de gestão. O prefeito afirmou que os resultados ainda não se tornaram públicos devido ao luto pela morte do ex-prefeito da cidade, Firmino Filho, além das questões que envolvem a pandemia da Covid-19.

Foto: Arquivo/ODIA

“Estamos fazendo a conclusão e por que ainda não tivemos uma resposta completa? Porque ocorreu a morte do ex-prefeito Firmino Filho. A prefeitura ainda está de luto e, por isso, estamos respeitando a história do ex-prefeito. Outra coisa, é a pandemia. São essas duas coisas que fizeram com que a gente postergasse mais 15 dias para apresentação do balanço a sociedade”, disse.

O prefeito comentou ainda que a reforma administrativa também foi adiada. “A reforma também foi postergada por causa dessas questões. Portanto, nesse período, estamos qualificando ainda mais essa medida. Na verdade, ela é uma continuidade. Nós fizemos uma minirreforma e agora iremos completá-la”, disse.

Crise no transporte público

Ao assumir o cargo, o prefeito Dr. Pessoa prometeu resolver a crise no transporte público da capital.

Em menos de 100 dias, seis movimentos grevistas foram deflagrados. Entre as reivindicações dos trabalhadores, estão os pagamentos de salários e ticket de alimentação. Até o momento, a greve está suspensa por 90 dias após uma audiência de conciliação promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª Região, entre o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) e a categoria. Por causa da pandemia, o transporte está operando de forma reduzida.

Diante do cenário, Dr. Pessoa (MDB) voltou a comentar sobre o projeto de municipalização do transporte coletivo que atualmente é gerido por meio de um contrato entre a administração pública e empresas privadas prestadoras do serviço. Mesmo com conciliação do TRT, há trabalhadores com os salários atrasados.

Em nota, a prefeitura disse que durante os cem dias se empenhou para atuar nos gargalos que “prejudicam a sociedade teresinense”. Porém, a gestão foi surpreendida com o pico da pandemia que fez com que todos os esforços se voltassem a ela. Ainda de acordo com a prefeitura, foi dado um olhar especial ao transporte público ao intermediar o diálogo entre trabalhadores e empresários.

Galeria da  Zona Leste

Dos 7 km de extensão da galeria da zona leste de Teresina, apenas 1,5 foram construídos. A obra é responsável por drenar águas das chuvas que percorrem trechos das ruas Eustáquio Portela, Elvídio Ferraz, João XXIII, Alzira Pedrosa, Professor César Araújo e, posteriormente, o canal aberto que segue até a Avenida Raul Lopes e desemboca no Rio Poty. A medida visa garantir o escoamento das águas pluviais para evitar maiores transtornos com alagamentos. O investimento é superior a R$ 49,4 milhões e os recursos são oriundos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

Segundo o Palácio da Cidade, ao longo dos trechos mencionados acima, a equipe de profissionais e engenheiros executaram escavações e a colocação de aduelas (estruturas pré-moldadas que constituem a estrutura final da galeria), garantindo o escoamento das águas das chuvas. Ainda não há uma data para obra ser entregue.

Pandemia

Dr. Pessoa disse que vai respeitar os decretos do governo do Piauí, mas ressaltou a independência dos poderes nas decisões. O gestor voltou a defender fiscalização rígida no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Um dos objetivos da gestão é avançar na vacinação.

Mais sobre: