Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles comenta greve dos ônibus em Teresina: “o governo já deu sua contribuição”

O movimento vem depois de uma série de paralisações e impasses sobre o pagamento de subsídios

16/03/2023 14:21

O Governador Rafael Fonteles avaliou a greve no sistema de transporte público da capital que entrou em seu quarto dia nesta quinta-feira. O gestor revelou que a administração estadual já deu a sua cota de contribuição para tentar solucionar o impasseMotoristas e cobradores deflagraram na madrugada da última segunda mais uma greve geral da categoria  e paralisaram as operações por tempo indeterminado.

O movimento vem depois de uma série de paralisações e impasses sobre o pagamento de subsídios e salários  entre o Setut e a Prefeitura. Na terça o desembargador Téssio Tôrres, do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI) determinou que a frota do sistema de transporte coletivo de Teresina volte a circular em sua totalidade , porém o Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Transportes (Sintetro) se nega a negociar com os empresários.

FOTO: Assis Fernandes/ O DIA

Fonteles destacou que a gestão estadual já teria dado feito sua parte. “O Governo do Estado já deu a sua contribuição, apresentamos uma solução para a redução do óleo Diese, zeramos o IPVA para esse ano e anos seguintes, e vamos bancar o valor correspondente a gratuidade dos policiais que usam o transporte coletivo e a meia passagem e o subsídio parcial dos estudantes da rede estadual que utilizam o transporte. Então essa é a contribuição que o estado pode dar. Já apresentamos o projeto que foi aprovado e sancionado”, afirmou.

A Lei citada por Rafael, a nº 7.995, foi sancionada pelo Governador dia 10 de março, instituiu o programa de regularização de débitos fiscais referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), zerando o imposto para os ônibus de Teresina.

Fonteles ainda revelou que espera uma solução definitiva para o problema. “Torcemos para que os agentes políticos responsáveis pela prestação do serviço de transporte público municipal encontrem a solução para não penalizar a população de baixa renda da nossa Teresina”, finalizou. 

Mais sobre: