Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rafael Fonteles é reeleito presidente do Comsefaz

O piauiense está desde 2019 à frente da entidade nacional

30/03/2021 13:20

O secretário de Fazendo Piauí (Sefaz-PI), Rafael Fonteles, foi reeleito por aclamação como presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), durante a reunião extraordinária do colegiado na manhã desta terça-feira (30). Na ocasião, também foram reconduzidos os vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal.

Reunião do Comsefaz (Foto: Divulgação)

“O nosso compromisso é continuar atuando, de maneira firme, na defesa dos interesses das finanças estaduais, reforçando o papel institucional do Comsefaz, respeitando as diferentes realidades dos estados e buscando a convergência dos temas debatidos”, afirmou o piauiense, ao agradecer após a deliberação dos seus pares.

Fonteles está no comando do órgão desde dezembro de 2018, quando substituiu o então presidente André Horta Melo, que havia deixado o cargo de secretário estadual de Tributação do Rio Grande do Norte. Em 2019 foi reeleito para a função, prometendo fortalecer as discussões acerca da Reforma Tributária e Transferência Constitucionais aos estados.

Rafael Fonteles (Foto: Assis Fernandes/Arquivo/ODIA)

Após a nova recondução, o presidente do Comsefaz destacou a união dos secretários no debate de temas importantes para o país e as unidades federativas, como a Reforma Tributária, Reforma Administrativa, Pacto Federativo, bem como a participação decisiva do Comitê na articulação junto ao poderes, em Brasília, que possibilitaram conquistas importantes para os Estados e a Federação.

No Twitter, o secretário de Fazenda do Piauí lembrou que a atuação da entidade nos últimos dois anos para a aprovação de importantes medidas para as finanças estaduais “Por fim, o intercâmbio de informações e práticas entre os Estados, o diálogo com a União e os Poderes Legislativo e Judiciário também melhoraram bastante nesses últimos anos. E isso tem muito a ver com a formalização do Comsefaz e com a participação mais ativa e unida do conjunto de secretários”, concluiu o presidente do Comitê.

COMSEFAZ

O Comsefaz é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por finalidade promover a integração entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita e Tributação dos Estados e do Distrito Federal e a articulação conjunta desses órgãos em matérias de interesse comum, visando otimizar a gestão fiscal,  financeira e tributária das respectivas unidades federativas.

O grupo é parceiro dos poderes públicos na discussão das políticas fiscal, tributárias e financeiras, na realização de ações, estudos e outras atividades relacionadas à área, reconhecendo o papel institucional como fomentador e mediador das discussões que envolvam os interesses legítimos das Secretarias da Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal.

Fonte: Com informações do Comsefaz
Mais sobre: