Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos de Teresina conquistam sete medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Foram quatro medalhas de ouro e três de prata, além de dois méritos estaduais por alto desempenho.

19/03/2021 09:06

Um grupo de cientistas e doutores na área de robótica desafiou estudantes de todo o país na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2020. Essa foi a primeira vez que alunos da rede municipal de Teresina participaram da competição, mas já chegaram mostrando que são bons. Foram quatro medalhas de ouro e três de prata, além de dois méritos estaduais por alto desempenho.

Foto: Divulgação/IFMS

A OBR é hoje o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento do mundo. Participam alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas e identificar talentos, apontando que vem se destacando na área.

Em Teresina, os sete alunos campeões participam do Programa Cidade Olímpica Educacional, da Prefeitura de Teresina, que prepara estudantes para competições de alto desempenho. A turma tem aulas específicas da disciplina Letramento em Programação, e no ano passado venceu a competição nacional de satélites.

“Essa é uma olimpíada para alunos de alta performance com conhecimentos multidisciplinares, bastante complexa, pois envolve astronomia, computação, física, matemática, inglês, entre outros”, explica o professor Edward Montenegro, responsável por preparar a turma.

“Estamos orgulhosos de ver aonde nossos alunos podem chegar quando são apoiados e acreditam nos seus sonhos. O estudo da robótica na rede é bem recente, mas já colhemos bons frutos, inclusive com notas dignas de mérito”, declara, orgulhoso, o professor.

Mais sobre: