Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Alunos se reúnem para revitalizar Monumento Imperatriz Teresa Cristina

Esse é um projeto da escola para revitalizar praças da Capital.

12/02/2021 16:01

Alunos e professores do Centro Estadual De Ensino Fundamental De Tempo Integral (CETI) Professor Raldir Cavalcante Bastos, do bairro Renascença II, realizaram na manhã desta sexta-feira (12) a limpeza do monumento à imperatriz Teresa Cristina, que fica na Praça Edgar Nogueira, no bairro Cabral, na Zona Norte de Teresina. Esse é um projeto da escola para revitalizar praças da Capital.



“Me diverti muito. Em casa, quase não faço nada e eu trouxe também o meu irmão”, disse João Pedro, de 15 anos.


A idealizadora do projeto, a professora Rose Magalhães, conta que a ideia surgiu a partir da necessidade de ajudar na manutenção das praças da cidade para que elas não fiquem sujas ou abandonadas. Ela quer passar aos alunos a importância de cuidar da cidade e preservar a natureza.

“Limpamos, capinamos, pintamos... Nós colocamos a mão na massa. Nós trouxemos também os alunos que tocam e outros ex-alunos também. Com uma ação simples, é possível fazer uma iniciativa bacana com um reflexo positivo para a cidade. Com isso, outras pessoas poderão visitar a praça”, disse.  

Enquanto a limpeza foi realizada no local, outros alunos entregaram outro tipo de arte: a música. Eles tocaram músicas com flauta, violão e violino.

“A arte é um meio de transmissão de informação que é muito importante, não apenas como informação concentra, mas abstrata, podendo demonstrar sentimentos através dos instrumentos. A arte é indispensável na melhoria da qualidade de vida de qualquer pessoa”, disse o estudante Gabriel, de 16 anos.

A Praça Edgar Nogueira foi escolhida pela escola por causa do monumento à imperatriz Teresa Cristina. O local representa a história de Teresina e o começo da cidade. “Ela nos faz refletir sobre a importância de Dom Pedro, a importância dessa família aqui no Piauí”, finalizou Rose. 

Fonte: Com informações de Lalesca Setúbal, da O Dia TV
Mais sobre: