Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após 97 anos, prédio da estação ferroviária de Teresina será reformado pela primeira vez

A estação, que recebe cerca de 4 mil passageiros por dia, vem enfrentando sérios problemas de infiltração

06/01/2023 15:19

Considerado patrimônio histórico desde 2013, o prédio da Estação Ferroviária de Teresina, localizado na Avenida Miguel Rosa, foi inaugurado em 1926. Após quase 100 anos, o local deve passar por reforma pela primeira vez desde a sua inauguração. Isso se deve ao fato de que o prédio vem enfrentando sérios problemas de infiltração e necessita de revitalização. 

(Foto: Jonas Santos/ODIA)

A estação recebe aproximadamente 4 mil passageiros por dia e cerca de 20 viagens são realizadas, ligando o centro à região sudeste da capital. De acordo com o diretor da  Companhia Metropolitana de Transporte Público, Itajaí Cavalcante, apesar de ter um grande fluxo de pessoas, o prédio chegou a ser interditado devido aos problemas causados pelas chuvas. 

“O prédio tem telhas antigas e temos goteiras. O principal problema é com a infiltração. Tivemos até mesmo que isolar a parte superior do local por conta disso. Precisamos de uma reforma mais profunda na estrutura da estação”, afirma Itajaí Cavalcante


Por ser um local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), qualquer reforma na Estação Ferroviária de Teresina deve ser previamente aprovada e seguir as normativas já regulamentadas pelo órgão. Segundo o diretor da CMTP, a ordem de serviço já foi assinada e a revitalização deve iniciar ainda no mês de janeiro. 

A estação começou a ser construída em 1922 e demorou quatro anos para ser concluída. É considerada uma das estações mais expressivas do país, uma vez que possibilitou o desenvolvimento socioeconômico do Piauí. 

Fonte: Com informações de Cíntia Moura/ODIA TV
Mais sobre: