Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cadeirantes são carregados nos braços para acessar Estação Ferroviária

Para chegar à área de embarque e desembarque há uma escadaria e não há rampas nem elevadores que garantam o direito de ir e vir dos cadeirantes.

13/02/2019 10:03

Quem possui algum tipo de deficiência e precisa se deslocar utilizando o metrô de Teresina se depara com um grande problema: a falta de acessibilidade na Estação Ferroviária de Teresina, localizada na Avenida Miguel Rosa, Centro da cidade. Segundo funcionários que trabalham no local, para uma pessoa com deficiência chegar ao metrô, ela precisa descer a escadaria sendo carregada, já que o local não possui elevador ou rampas de acessibilidade. “Aqui sempre foi assim, a pessoa precisa contar com a boa vontade de outras pessoas, que levam no braço o cadeirante enquanto outras pessoas levam a cadeira ou a muleta”, revela uma funcionária.

A Estação não possui nenhuma rampa de acessibilidade ou elevador, obrigando o cadeirante ou pessoa com alguma deficiência a descer três lances de escadas até chegar ao vagão. Isso também acontece quando o passageiro desembarga e precisa chegar à parte de cima da estação, onde os passageiros compram o bilhete.

De acordo com o presidente da Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascamte), Wilson Gomes, as pessoas com deficiência se deparam constantemente com situações que impedem seu direito de ir e vir em Teresina. Os problemas vão desde calçadas esburacadas, falta de rampas e até ausência de elevadores.

Ele comenta ainda que não tinha sido informado da falta de acessibilidade na Estação Ferroviária de Teresina, já que nas demais estações há rampas e mecanismos que dão mobilidade à pessoa com deficiência.

“Ainda não tínhamos recebido nenhuma reclamação e ficamos até surpresos de lá não ter como os passageiros com deficiência embarcarem e desembarcarem, porque nas demais estações possui acessibilidade. Diante disso, vamos fazer uma vistoria na próxima semana para verificar a situação do local e acionar o Ministério Público do Estado do Piauí para que alguma medida seja adotada”, comenta Wilson Gomes.


Companhia Metropolitana diz que estuda forma de garantir acessibilidade na Estação da Miguel Rosa - Foto: Elias Fontinele/O Dia

O presidente da Ascamte enfatiza que a entidade tem cobrado do poder público e de órgãos competentes acessibilidade na Capital, garantindo o direito de ir e vir das pessoas com deficiência. Ele salienta que, recentemente, buscou o Ministério Público para que ônibus de Teresina garantam rampas de acessibilidade nos coletivos e nas estações de embarque e desembarque.

“Estamos cobrando a solução imediata desses problemas, pois, em alguns terminais, a distância que o ônibus para é muito grande, ficando inviável de o cadeirante acessar o veículo”, pontua.

Solução em análise

Com relação à falta de acessibilidade na Estação Ferroviária de Teresina, a Companhia Metropolitana de Transportes Públicos esclareceu, através de nota, que estuda a viabilidade de instalar equipamentos que possam garantir uma melhor acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na Estação Frei Serafim, localizada na região Centro/ Norte de Teresina.

Ainda segundo a nota, a ação deverá ser ampliada para as demais estações, assim que o Projeto de Modernização do Sistema Ferroviário da Capital for executado pelo Governo do Estado. Até o momento, não há data para a execução desse projeto.

Por: Isabela Lopes - Jornal ODIA
Mais sobre: