Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Canal de denúncias de violações de direitos humanos da Prefeitura só funciona até às 18h

Limitação do horário dificulta denúncias no turno da noite e madrugada, quando ocorrem boa parte das violações de direitos humanos, como violência doméstica e exploração sexual.

15/12/2022 08:52

O número da Prefeitura de Teresina para realizar denúncias de violação de direitos humanos, o 0800 280 5688, está funcionando somente até às 18h. O “Disque Cidadania” com horário limitado, funcionado apenas 10h por dia, dificulta as denúncias das próprias vítimas ou mesmo de testemunhas de violações de direitos humanos nos demais horários em que o número não funciona.


Leia também: Em três meses, Semcaspi registrou 45 casos de abuso sexual de crianças e adolescentes 

O Disque Cidadania é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH) e funciona de domingo a domingo, manhã e tarde. Porém, à noite e na madrugada - quando ocorrem boa parte das violações de direitos humanos (14h ao todo)  – não é possível fazer denúncias.

(Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Criado por meio da Lei N° 3.274, de 02 de março de 2004, o Disque Cidadania funcionava no antigo número 153. Quando foi criado o serviço, eram recebidas apenas denúncias de violação de direitos contra o público LGBT. Depois, passou a ser um instrumento de informar violências como a doméstica; extra familiar; violências contra mulheres, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua; exploração sexual; discriminação de gênero, raça ou etnia; trabalho infantil; casos de pessoas em restrição de liberdade, casos de usos de substâncias psicoativas, dentre outros.

O Grupo Matizes, por meio da 2ª Coordenadora Marinalva Santana, informou ao Portal O Dia que em várias oportunidades já reivindicaram à Prefeitura de Teresina o funcionamento do Disque Cidadania 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além da realização de campanhas de divulgação do serviço, uma vez que a maioria da população LGBT de Teresina desconhece a existência desse serviço.

O Portal O Dia procurou a Semcaspi, que informou que “com a reestruturação do Disque Cidadania - que na gestão passada era veiculado ao número 153, da Guarda Municipal - foi adquirido um número exclusivo para estas demandas, além de uma sala com computador novo para o serviço. Com os recursos da pasta, a previsão é de que em abril o serviço funcione até as 22h, com a ampliação do número de funcionários”.

Mais sobre: