Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Macaco de Thanandra morreu em novembro de 2021; vereadora não foi informada

Segundo laudo veterinário, Chico havia morrido em novembro do ano passado. A vereadora, no entanto, não foi informada pelo Zoobotânico.

25/03/2022 16:12

Nesta sexta-feira (25), a vereadora Thanandra Sarapatinhas recebeu a notícia da morte de seu macaco Chico, que estava recolhido no Parque Zoobotânico desde que havia sido retirado da tutela da parlamentar em agosto de 2021. Entretanto, segundo laudo veterinário, Chico havia morrido em novembro do ano passado. A vereadora, no entanto, não foi informada pelo Zoobotânico. 

A informação foi repassada com exclusividade ao O Dia. A vereadora Thanandra afirma que Chico já havia morrido há algum tempo e questiona em suas redes sociais o motivo de o Zoobotânico não ter informado ao público ou a ela, que já vinha tentando recuperar a guarda dos macacos. 

(Foto: Reprodução/Rede social)

Chico era um dos macacos que vivia sob os cuidados de Thanandra em seu sítio e que foi removido para o Zoobotânico após denúncias de irregularidades na posse dos animais. 

Na época, a vereadora chegou a afirmar que as denúncias que resultaram na apreensão de seus macacos eram “perseguição política” devido ao posicionamento que ela tinha sobre a transferência dos animais do Zoobotânico para um santuário. Thanandra defendia que os animais fossem retirados do parque alegando que o local não possuía estrutura para abrigar nenhuma espécie


 Contraponto

A equipe de reportagem do O DIA procurou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) a fim de obter esclarecimentos sobre a situação. Todavia, até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O espaço permanece aberto para esclarecimentos. 

Mais sobre: