Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prédio da Prefeitura abandonado há 7 anos vira depósito de lixo e de sujeira

Moradores pedem que o espaço, que fica no Porto Alegre II, seja revitalizado e usado para oferecer atividades para o próprio bairro.

30/03/2022 10:42

Sujeira e mau cheiro. É esta a situação do Centro de Múltiplo Uso, prédio da Prefeitura de Teresina que fica localizado no bairro Porto Alegre II e que foi inaugurado em 2003 pela então Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), que hoje é a Semcaspi. O local está abandonado há pelo menos sete anos e vem sendo ocupado por usuários de droga, tendo se transformado em um verdadeiro depósito de lixo.


Leia também: Prédios abandonados são invadidos, acumulam lixo e causam transtornos 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A reportagem do Portalodia.com esteve no local e conversou com moradores que denunciaram a situação. Por medo de represálias, eles preferiam não se identificar. De acordo com eles, o prédio funcionava como sede de um antigo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), mas desde 2015 encontra-se desativado, tendo se tornado alvo de vandalismo e depredação.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Os moradores relatam que as salas acumulam “montanhas” de lixo como garrafas de bebida, caixas de papelão, cheiram a mofo e podem até abrigar animais transmissores de doenças como ratos e baratas. A situação piora em geral aos domingos a partir do meio dia, porque o vigia que fica no local vai embora e o espaço é tomado por usuários de droga.

A população no entorno pede que o Centro de Múltiplo Uso seja revitalizado e transformado em um espaço público que de fato possa ser usado pelos moradores do bairro. Isso, segundo eles, daria vida útil ao local e traria mais segurança para quem vive próximo. Eles questionam por que a Prefeitura de Teresina não transforma o espaço em um ponto de apoio dos cursos da Fundação Wall Ferraz ou em um local de convivência para idosos e crianças.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

O outro lado

A reportagem do Portalodia.com procurou a Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania Assistência Social e Políticas Integradas) para saber se o órgão tem conhecimento da situação e se há planejamento de ações para o Centro de Múltiplo Uso do Porto Alegre II. O órgão informou que no prédio funcionava o Cras Sul I, que hoje está situado no CEU Sul. A antiga unidade do Cras Sul I, desde 2015, tem servido de depósito para arquivos.

"A Semcaspi reforça que, desde quando a nova gestão assumiu em 2021, identificou a situação do prédio e a forma como estavam sendo arquivadas informações das unidades, suspendeu o armazenamento e os arquivos estão sendo feitos nas próprias unidades, até que seja reestruturado um novo espaço. Além disso, muitas unidades já estão aderindo ao cadastro online", argumentou.

Quanto ao prédio, o antigo Cras Sul I, a Semcaspi informou que estão sendo feitos estudos para a reativação da estrutura, com serviços oferecidos pela assistência social para a população da região. No entanto, a Secretaria destaca que está buscando recursos financeiros para a ampliação dos serviços.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), reforça que o prédio citado na matéria, localizado na avenida Comodoro, bairro Porto Alegre II, funcionava o Cras Sul I, que hoje está situado no CEU Sul. A antiga unidade do Cras Sul I, desde 2015, tem servido de depósito para arquivos.

A Semcaspi reforça que, desde quando a nova gestão assumiu em 2021, identificou a situação do prédio e a forma como estavam sendo arquivadas informações das unidades, suspendeu o armazenamento e os arquivos estão sendo feitos nas próprias unidades, até que seja reestruturado um novo espaço. Além disso, muitas unidades já estão aderindo ao cadastro online.

Quanto ao prédio, o antigo Cras Sul I, a Semcaspi ressalta que estão sendo feitos estudos para a reativação da estrutura, com serviços oferecidos pela assistência social para a população da região. No entanto, a Secretaria destaca que está buscando recursos financeiros para a ampliação dos serviços.

Mais sobre: