Um projeto apresentado na Câmara Municipal de Teresina (CMT), pelo vereador Venâncio Cardoso (PT), quer instituir a “Política Municipal de Corrida de Rua e Caminhadas”. O autor da matéria, que apresentou o texto à Casa nesta terça-feira (8), afirma que o objetivo é incentivar e organizar a prática da atividade esportiva na capital.

De acordo com o parlamentar, o projeto regulamentará, junto ao Poder Executivo, os espaços e áreas públicas destinados à prática de corrida de rua e caminhadas. A proposta dá prioridade a parques, praças e áreas verdes, além de avenidas e ruas de grande fluxo em horários específicos, mediante planejamento viário, e espaços já utilizados tradicionalmente por corredores e caminhantes, com a garantia de estruturação e suporte.
Ainda na matéria, o autor propõe que, para garantir a segurança e viabilidade da atividade esportiva, o município deverá estabelecer horários específicos para a utilização de vias públicas por corredores e praticantes de caminhada. Deverá ser considerado o menor impacto ao trânsito e à mobilidade urbana, priorizando horários de menor poluição sonora e ambiental, bem como a compatibilidade com outras atividades urbanas.

Em sua justificativa, o vereador Venâncio apontou que a implementação da lei incentivará a prática de atividades físicas acessíveis, promovendo maior bem-estar físico e mental à população.
“Ao estabelecer diretrizes claras para a utilização dos espaços públicos, o projeto garante que essas atividades sejam realizadas de maneira organizada e segura. Isso inclui a manutenção adequada das vias e parques, a limpeza e conservação dos locais destinados à prática esportiva, a instalação de sinalização apropriada e a criação de infraestrutura de apoio, como pontos de hidratação e iluminação adequada”, declarou o parlamentar na justificativa da matéria apresentada.

Caso o projeto seja implementado, caberá ao Poder Executivo promover todo o suporte logístico e operacional para a viabilização das atividades nos espaços definidos. Isso inclui manutenção e limpeza, implantação de banheiros públicos e bebedouros, além da disponibilização de equipes de apoio para segurança e orientação dos esportistas.
Por fim, o texto aponta que o poder municipal poderá realizar parcerias e convênios com entidades esportivas, clubes, federações e empresas privadas para a realização de eventos, manutenção da infraestrutura e desenvolvimento de programas de incentivo à corrida e à caminhada. Para que o projeto se torne lei, ele deverá ser aprovado pelo plenário da Casa e sancionado pelo prefeito Sílvio Mendes.
1º Circuito O Dia movimenta corredores em Teresina
No último sábado (5), cerca de 500 atletas participaram do 1º Circuito O Dia de Corrida de Rua, realizado na Avenida Raul Lopes. O evento reuniu corredores de diversas idades e níveis de experiência, com percurso de 5 km e oito categorias, incluindo uma para Pessoas com Deficiência (PCDs).

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida teve cunho social: a inscrição exigia a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado à Associação Lar Preciso Viver. A organização foi da Fundação Octávio Miranda em parceria com a Zerooitomeia Assessoria Esportiva e o Grupo O Dia. A estrutura contou com suporte aos atletas e valorização da solidariedade, destacando a crescente adesão à corrida de rua em Teresina.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.