Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Táxi-coletivo: vereador propõe alternativa para usuários de ônibus em Teresina

Segundo o parlamentar, atualmente existem mais de dois mil taxistas, o que poderia suprir a necessidade dos usuários de coletivo

01/06/2021 10:20

Diante das problemáticas que o sistema de transporte público de Teresina vem enfrentando, o vereador Leonardo Eulálio (PL) propôs um projeto de lei intitulado 'Táxi-coletivo', que visa transformar os táxis em alternativas para a população. Segundo o parlamentar, atualmente existem mais de dois mil taxistas, o que poderia suprir a necessidade dos usuários de coletivo, já que os ônibus estão circulando com apenas 56% da frota.

“Teresina vive hoje um momento muito delicado com relação ao transporte público. De um lado temos uma comunidade carente, necessitando se locomover, e, de outro, temos a solução para o nosso problema, que é uma frota de mais de dois mil taxistas com carros novos que pode solucionar essa problemática”, disse o vereador.

(Foto: Arquivo/ODIA)

De acordo com Leonardo Eulálio, a proposta é que os taxistas usariam seus veículos como transporte público e passariam pelos corredores de ônibus já existentes. Além disso, os táxis receberiam adesivos, que ficariam aficionados no vidro frontal do veículo, como forma de identificar que esse táxi faz parte do projeto. 

“Teremos uma saída utilizando esses profissionais, juntamente com seu próprio meio de trabalho, e que fará o papel do transporte público na nossa capital, dando a possibilidade de quatro pessoas serem transportadas em um ambiente seguro, confortável e rápido. E o que é o mais importante, sem nenhum custo para o poder público”, reforçou o vereador.

O presidente das cooperativas de taxistas do Piauí, Pedro Ferreira, ressaltou a importância do projeto, tanto para a população como para a classe dos taxistas, e reforçou que essa é uma alternativa para driblar a crise instaurada devido à pandemia da Covid-19.

“É uma classe que vinha em situação difícil  com a pandemia, chegando a receber cesta básica da prefeitura. O taxista, ao sair da sua casa em direção ao Centro da cidade, já faz uma lotação, ou seja, já vem com o carro lotado. Além disso, a população tem um transporte seguro, fiscalizado pela Strans, com um motorista treinado e fiscalizado. A população ganha um transporte eficiente, com ar-condicionado, carros novos”, acrescentou.

O vereador Leonardo Eulálio destacou que o trâmite do projeto já teve início e que será encaminhado às câmaras de Justiça e de Transporte, Constituição e Justiça, e, em seguida, para o plenário. 

Por: Com informações de Raimundo Lima (O DIA TV)
Mais sobre: