Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina confirma a quinta morte por chikungunya

Os dados revelam que, de janeiro a novembro de 2022, a capital piauiense já confirmou 2.245 casos da doença.

08/10/2022 14:05

Cinco pessoas morreram em Teresina em decorrência da Chikungunya somente este ano. A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), no boletim divulgado nesta sexta-feira (07). De acordo com a FMS, outro óbito está em investigação. Os dados revelam que, de janeiro a novembro de 2022, a capital piauiense já confirmou 2.245 casos da doença e outros 2.598 estão sob notificação. 


Leia também: Sequelas da chikungunya podem persistir por meses 


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Chikungunya é uma infecção viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (os mesmos transmissores da dengue, zika e febre amarela). Os principais sintomas da doença são: febre alta, manchas vermelhas na pele, dores articulares nos pés e mãos, tornozelos e pulsos.

Ainda de acordo com a FMS, 12.255 casos de dengue já foram confirmados em Teresina somente neste ano, sendo nove óbitos confirmados e três ainda em investigação.

Já em relação ao zyka vírus, 11 casos foram confirmados e 119 foram notificados desde janeiro deste ano. Até o momento, nenhuma pessoa morreu em decorrência da doença na capital.

Mais sobre: