Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina é uma das prioridades para investimentos pelo Itaú Cultural

A capital piauiense está entre as dez capitais para investimentos em projetos culturais.

30/08/2017 18:28

Em edital Rumos 2017-2018 divulgado durante coletiva de imprensa na última segunda-feira, 28, em São Paulo, o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron,  anunciou o aporte de R$ 15 milhões para investimentos no fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores de todo o país. No primeiro momento desta edição, a meta é ampliar o diálogo com agentes culturais das capitais de dez estados, incluindo Teresina, no Piauí. Na sede do instituto, na capital paulista, abre nesta quinta, a mostra "Narrativas do Invisível", com trabalhos da última edição do edital.

As inscrições para esta 18ª edição do programa Rumos 2017-2018, promovida pelo Itaú Cultural há 20 anos, estão abertas desde terça-feira,29, e podem ser feitas até as 23h59 de 3 de novembro, horário de Brasília, pelo site rumositaucultural.org.br, e a participação é gratuita. O resultado será divulgado dia 28 de maio do próximo ano e comunicado aos contemplados por telefone ou e-mail e a relação dos projetos contemplados será divulgado pela imprensa, informou o diretor do Itaú Cultural.

Os artistas, produtores e pesquisadores piauienses têm essa oportunidade de mostrarem o que estão produzindo em Teresina e nos demais municípios piauienses. Pois, podem inscrever projetos ou trabalhos sobre arte e cultura brasileira em qualquer expressão artística. Os inscritos serão avaliados por uma comissão formada por 40 profissionais do instituto com atuação em diferentes regiões do país. Além disso, há a comissão de seleção formada por profissionais externos ao Itaú Cultural: Amir Labaki (jornalista e crítico de cinema), Arthur de Faria (músico e escritor), Fabiana Moraes (jornalista e professora), Felipe de Assis (artista cênico, produtora cultural, pesquisador e curador), Felipe Scovino (professor, crítica de arte e curador independente), Janaina Melo (gerente de educação do Museu de Arte do Rio), Karla Martins (atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias), Kil Abreu (jornalista, crítico e pesquisador de teatro), Marcelino Freire (escritor), Maurício Pereira (músico), Paula Gomes (cineasta) e Rui Moreira (bailarino e coreógrafo).

Eduardo Saron diz que a cada edição do Rumos é percebido o crescimento e o vigor dos projetos inscritos formando um mosaico do que se produz cultural e artisticamente no Brasil. Ainda de acordo com o diretor do instituto, além de contribuir para o fomento, o programa resulta em um rastreamento dessa memória artística e no mapeamento das tendências e preocupações contemporâneas que alimentam as análises realizadas pelo Observatório Itaú Cultural.

Eduardo Saron diz que a cada edição do Rumos é percebido o crescimento e o vigor dos projetos inscritos. (Foto: Divulgação)

E ainda, segundo ele, comprovando a vitalidade desse cenário, o programa continua abrindo novos editais e buscando respostas para o desafio constante da criação, além de encontrar formas de ampliar a participação de todos os brasileiros. Nesta edição, diz ele, o esforço será para estabelecer de forma mais intensa diálogo com os agentes culturais das capitais dos dez estados identificadas com baixa inscrição no edital por parte de produtores culturais dessas regiões. Na lista estão Teresina (PI), Campo Grande (MS), Aracajú (SE), Boa Vista (RR), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Macapá (AP).

Também é lembrado, que neste ano, ferramentas de acessibilidade ampliam o alcance do edital, facilitando o acesso e participação de pessoas com deficiência (surdas, cegas ou de baixa visão), com ícones em libras e site compatível.

Saron enfatiza que nestas regiões, onde foram identificadas baixa inscrição no Rumos ensejando questionamentos recorrentes da distâsncia geográfica, o encontro será mais dinâmico de modo a lançar um olhar mais apurado, exercer uma escuta e discutir a cena cultural local, identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades. Para isso, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil na Caminhada Rumos, de 4 de setembro a 26 de outubro, passando pelas 27 capitais. O cronograma está em definição.

Mostra Rumos 2015-2016

A mostra "Narrativas do invisível", que será aberta nesta quinta-feira e seguirá até 5 de novembro, na sede do instituto em São Paulo, apresenta 24 trabalhos, dos 117 projetos contemplados pelo Rumos no biênio 2015-2016, e reúne um recorte da produção contemplada na última edição do edital. As demais realizações estarão presentes em referências, textos e vídeos disponíveis para consulta do público.

Do Piauí, em edições anteriores do Rumos Itaú Cultural, trabalhos expostos mostram uma Pesquisa para Criação, de 2012, de Janaína Lobo Gonçalvese e Formadores, de Marcelo Evelin. Estes trabalho são da área de dança.

Na música, trabalhos de Naeno e Narguilé Hidromecânico, em 2001, e Maria da Inglaterra, de 2004-2005.

Rumos ao Jornalismo Cultural, trabalho de 2009, Carteira Estudante - Web-reportagem, de Elinara Barros.

Por: Luiz Carlos de Oliveira - Jornal O Dia
Mais sobre: