Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina ganha projeto de mobilidade elétrica no segundo semestre de 2021

Além disso, serão entregues dez bicicletas elétricas para lazer da população no Parque da Cidadania.

26/05/2021 12:12

Teresina vai receber um veículo elétrico para auxiliar na ronda policial e dez bicicletas elétricas para lazer da população no Parque da Cidadania. A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) em parceria com a Equatorial Piauí realizará o projeto.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Equatorial. Nunca se pensou tanto no meio ambiente; nunca se pensou tanto em desenvolvimento sustentável e energia limpa. Ter essa tecnologia a disposição da nossa população é uma conquista muito grande. Estamos diante do futuro que hoje se torna realidade”, comemorou a secretária Elisabeth Sá.

Já o prefeito Dr. Pessoa, diz que é preciso olhar para o futuro com responsabilidade é pensar na sustentabilidade. “Vemos muitas ideias sendo discutidas em relação às energias renováveis, mas aqui estamos recebendo algo palpável, de inovação para a capital do Estado do Piauí. Agradecemos profundamente por esse embrião, uma ação implantada pela Equatorial Piauí e recebida com muito entusiasmo pela prefeitura”, destacou.


(Foto: Ilustrativa)

A Equatorial Piauí também ficará responsável pela instalação de uma estação de carregamento de veículo elétrico e um posto de acomodação e carregamento das bicicletas no parque. O projeto está previsto para inaugurar em outubro deste ano. A estação de carregamento também ficará disponível para alimentação de veículos elétricos da população que visite o local.

“A iniciativa faz parte do nosso programa de eficiência energética, bem como da política de sustentabilidade do Grupo Equatorial. Por meio do projeto, pretendemos promover o uso sustentável da energia associado aos meios de transporte, incentivar a redução de impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis e fomentar a qualidade de vida da comunidade, através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer”, afirma Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí.

O projeto de mobilidade elétrica conveniado entre iniciativa privada e poder público faz parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, que busca desenvolver, testar e implementar um sistema de recarga rápida nacional capaz de abastecer bicicletas e veículos elétricos, em uma mesma estação, com possibilidade futura de aplicação V2G (Vehicle to Grid), além de desenvolver modelo de bicicleta elétrica nacional para aplicação V2G.

Mais sobre: