Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UBS em Teresina não realiza testes de covid por falta de treinamento da FMS

Segundo denúncia de funcionários, o pessoal não foi instruído como fazer o teste do swab nos pacientes que buscarem atendimentos com sintomas gripais.

09/06/2022 10:21

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina, ainda não iniciou as testagens de covid-19 devido à falta de treinamento do pessoal pela FMS (Fundação Municipal de Saúde) para a realização do exame. A informação foi repassada e confirmada à reportagem do Portalodia.com pelos funcionários da UBS nesta manhã (09). 

Fotos: Assis Fernandes/O Dia

Na semana passada, a FMS havia anunciado que todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina estariam fazendo testes de covid-19. A Diretoria de Atenção Básica do órgão havia enviado um memorando circular para todas as unidades, informando sobre o início das testagens nas UBS a partir da última segunda-feira (6) e que estaria distribuindo os testes nas 91 UBS’s de Teresina.

“Os testes estavam sendo realizados nas urgências de hospitais e UPAs, mas agora serão feitos nas Unidades Básicas, que encaminharão apenas os casos mais graves para as unidades hospitalares”, havia dito Gilberto Albuquerque, presidente da FMS.

A situação, no entanto, é diferente na UBS do Cristo Rei. De acordo com funcionários, que não quiseram se identificar, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) deveria realizar um treinamento prévio com os profissionais para a aplicação dos testes. Mas até agora, esse treinamento não foi realizado.

“Não teve treinamento. Não podemos colocar um swab no nariz de uma pessoa sem treinar e até hoje estamos esperando. É por isso que aqui na UBS do Cristo Rei não está tendo testagem”, disse uma funcionária. 

Procurada pelo Portalodia.com, a FMS informou que encaminhou a denúncia para a Diretoria de Atenção Básica para apurar e tomar as providências. A Fundação reiterou que todos os funcionários que realizam teste de covid-19 receberam treinamento e as UBS’s receberam material.

Demais UBS's estão fazendo testes, mas a procura é baixa

As demais UBS's de Teresina estão realizando teste de covid-19 durante esta semana. O Portalodia.com entrou em contato com as unidades do Vale do Gavião, Mocambinho e São João e foi informado de que as testagens estão ocorrendo normalmente conforme a procura, mas antes de passar pelo swab, o paciente precisa passar por uma avaliação por um médico ou enfermeiro. É importante ressaltar que os atendimentos e testes são realizados de forma setorizada: o paciente precisa procurar a UBS que atende ao seu bairro.

Apesar das UBS's estarem disponíveis para testagem, na manhã desta quinta-feira (09), a procura ainda era baixa em algumas unidades. É o caso da UBS Maria Dulce da Cunha Sena, no bairro São João. Esta unidade já fazia teste de covid-19 anteriormente, na fase mais crítica da pandemia, mas parou os procedimentos em razão da diminuição dos casos. 

Mais sobre: