Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Faculdade oferece atendimento a pacientes com sequelas de covid-19 em Teresina

Projeto multidisciplinar auxilia pacientes com sequelas da doença, realizando atendimento nas áreas da Nutrição, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia

06/04/2021 09:04

O Brasil figura o 2º lugar entre as nações mais castigadas pela Covid-19, com mais de 12 milhões de casos confirmados. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da média de 40 mil novos casos diariamente, o número de pessoas recuperadas ultrapassa os 10 milhões. Entretanto, alguns pacientes relatam sequelas após a recuperação, desde contínua perda de olfato até distúrbios psicológicos.  

Dessa forma, a Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, por meio da Clínica Escola Integrada de Saúde, apresenta o projeto Saúde Pós-Covid, proposta de atendimento inter e multidisciplinar dos cursos de Nutrição, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia. A gerente e fisioterapeuta da Clínica, Marília Santos, explica que a proposta surgiu pela demanda percebida na própria rotina de atendimento. 


Foto: Divulgação/Uninassau

“Observamos nos atendimentos rotineiros da fisioterapia que as pessoas, após recuperação da Covid-19, se queixam de sequelas. Sejam elas de movimento, com letargia, dores no corpo, sensibilidade, até perda do olfato e paladar que demoram a ser reestabelecidos. Então, colocamos em colaboração uma grande equipe, com representantes de cada setor, para entender a necessidade de cada paciente e a necessidade de alguma intervenção para termos algo completo no sentido de tratamento”, pontuou a fisioterapeuta.  

De acordo com Marília, o projeto objetiva, principalmente, atender uma comunidade carente desses serviços, ainda mais suprimidos por conta da reserva dos cuidados e tratamento dos pacientes com Covid-19.  

“O nosso objetivo maior é prestar um serviço de qualidade, seguro e com responsabilidade para a comunidade do entorno. A região sempre foi carente, ainda mais agora com dificuldades e crises financeiras. Queremos as pessoas saudáveis e que tenham de volta sua saúde e o retorno à rotina”, completa a gerente da Clínica.  


Foto: Divulgação/Uninassau

A perspectiva da equipe é realizar o atendimento de 50 pacientes diários, mediante prévio agendamento. Para participar dos grupos do projeto, os interessados precisam comprovar total recuperação, a fim de resguardar a todos de possíveis contaminações durante os encontros. 

“É um projeto pioneiro em Teresina, mas tivemos que reduzir a estimativa de atendimento, por conta da intensificação dos protocolos de segurança. Por isso, sempre vamos priorizar as orientações sanitárias, exigindo a comprovação de recuperação do paciente”, finaliza Marília Danielle, gerente da Clínica Escola Integrada da UNINASSAU Redenção.  

Para o agendamento, os interessados devem entrar em contato pelo número (86) 3194-1819, de segunda à sexta, em horário comercial. Após triagem, os participantes recebem calendário com dia e horário do acolhimento para evitar movimentação desse paciente até à clínica e otimizar o atendimento, visto a complexidade de setores.

Mais sobre: