Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Usuários reclamam de demora na realização de testes de Covid na UBS do Dirceu II

Pessoas com sintomas de Covid estão voltando para casa sem saber se estão com a doença ou não.

10/06/2022 09:20

Os usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro Dirceu II denunciaram nesta sexta-feira (10) ao Portal O Dia a demora no atendimento e na realização de testes de Covid-19 nesta UBS. Segundo a denúncia, algumas testagens, por exemplo, estariam sendo marcadas só para a próxima semana. E pessoas com sintomas de Covid estão voltando para casa sem saber se estão com a doença ou não.


Leia também: UBS em Teresina não realiza testes de covid por falta de treinamento da FMS 

Géssica Carreira, que está com três pessoas da mesma família com suspeita de Covid, há três dias. “A gente chega aqui e precisou agendar para segunda-feira (13) e eu estou com três pessoas com suspeita de covid e tendo febre de 40 graus. Não é teste rápido, porque se fosse rápido você chegaria, o médico iria fazer a avaliação e já fazia logo o teste. Não é o que está acontecendo, cinco dias para fazer um atendimento. É um absurdo”, disse a usuária da UBS.

(Foto: André dos Santos / O DIA)

Já a aposentada Maria Creuza, de 65 anos, também foi à Unidade e só conseguiu marcar uma teste de Covid para o dia 15 de junho, a próxima quarta-feira. Ela está com febre e dor no corpo. “Estou muito ruim, na minha casa todo mundo tá doente e vou voltar pra casa sem resposta se estou ou não com essa covid. Estou triste”, disse a aposentada.

Procurada a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que “disponibilizou testes em todas as UBS. A aplicação dos testes segue o fluxo da UBS e é autorizado após avaliação do paciente pela equipe médica”. Porém nota não abordou sobre a falta da médica no posto de trabalho, problema citado por uma usuária da UBS.

Mais sobre: