Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quinta Sinfônica traz comicidade da música clássica em novembro

O evento começa a partir das 20h, com entrada franca. A obra possui várias passagens de sonoridade cômica, que são entendidas por alguns como "œpiadas musicais".

11/11/2019 11:39

A Quinta Sinfônica do mês de novembro levará ao Palácio da Música de Teresina, nesta quinta (14), a Sinfonia n° 8, em Fá Maior, de Ludwig Van Beethoven. O evento começa a partir das 20h, com entrada franca. A obra possui várias passagens de sonoridade cômica, que são entendidas por alguns como “piadas musicais”, se afastando um pouco do perfil clássico do compositor. A regência será do maestro Aurélio Melo.

A Sinfonia n° 8, em Fá Maior, foi escrita por Beethoven no ano de 1812. Ele se referia a essa sinfonia como “minha pequena sinfonia em fá maior”, diferenciando-a de sua n° 6 (“Pastoral”), escrita na mesma tonalidade. 

Assim como várias outras obras do compositor, a Oitava Sinfonia desvia-se da tradição clássica, deixando o último movimento o mais intenso da obra. Possui passagens alegres e altas, com muitas notas acentuadas.

A “Quinta Sinfônica” consiste em concertos totalmente eruditos às segundas quintas-feiras de cada mês, no Palácio da Música, sempre às 20h, com entrada franca. A Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) é mantida pela Associação dos Amigos da OST com a ajuda da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. 

Desde a sua criação, em 1993, se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico, com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.

Fonte: Ascom
Mais sobre: