Piauí Pop 2023
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mudanças no mercado de trabalho e inovação são temas do 2º dia de palestras do Piauí

Habilidades interpessoais e empreendedorismo são necessário para novo mercado

05/07/2023 às 19h18

27/09/2023 às 23h52

Oferecimento: Master Frios Premium Volksbus Autopeças Excelência Lingerie Faculdade CET Óticas Pax Visão

No segundo dia do ciclo de palestras “Tem Futuro” realizado pelo Piauí Pop 2023, na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), o tema foi reflexões sobre o futuro e o impacto das inteligências artificiais sobre as profissões. Na tarde desta quarta-feira (05), o público foi provocado a pensar nas transformações tecnológicas e o impacto delas no mundo do trabalho. E a partir disso, como construir comunidades para estimular novos negócios e empregos, os ecossistemas de inovação.

Palestra realizada no auditório da FIEPI - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Palestra realizada no auditório da FIEPI

A palestrante e líder de vendas do TikTok, Michelle Schneider, pontuou que o ser humano nunca vai ser substituído completamente pelas máquinas. Entretanto, certas habilidades serão mais procuradas pelo mercado, são elas: pensamento analítico, criatividade, resiliência, flexibilidade, motivação, autoconhecimento, empatia, influência social e perfil de liderança.

Durante a palestra Michelle afirmou que arrisca dizer que ninguém sabe quais são de fato os empregos do futuro, mas que a maior parte será ligada ao ramo da tecnologia e inovação.

Michelle Schneider palestrante desta quarta - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Michelle Schneider palestrante desta quarta

Inovação que foi o foco da mesa “Ecossistemas de Inovação” que veio em sequência com a participação dos palestrantes José Bringel, mentor de negócios e inovação, e Ricardo Fantinelli, mestre em tecnologia e gestão de inovação, sob mediação de Bárbara Johas.

José Bringel acredita que um dos pilares da inovação está ligada ao empreendedorismo, mas que enfrenta dificuldades em Teresina “Quando a pessoa diz que quer empreender os familiares e amigos não apoiam.” e complementa “Por isso, a existência de políticas públicas e os ecossistemas são importantes para que esses negócios acelerem e se desenvolvam”.

Na sequência, Ricardo Fantinelli, diretor executivo de uma dos principais ecossistemas do país “Ágora Tech Park”, deu exemplos da funcionalidade da inovação em Joinville e sobre como o estado e país ganham com isso “Precisamos de novas tecnologias e pessoas criativas que ajudem no desenvolvimento de coisas novas”.

Palestrantes que participaram do evento nesta quarta - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Palestrantes que participaram do evento nesta quarta

A última mesa do Tem Futuro acontece nesta quinta-feira no prédio da Fiepi, a partir das 14h30, com a mesa redonda “Recortes do Rock no Brasil”, com a presença do produtor musical Paulo Baron , do guitarrista do Angra, Rafael Bittencourt e do cantor e líder do Biquíni, Bruno Gouveia.

O Piauí Pop continua até sábado no Albertão. Atrações nacionais: Planta e Raiz (dia 5) , Raimundos (dia 6) ; Biquini, Edu Falaschi & Orquestra Sinfônica de Teresina, Natiruts, Paulo Ricardo, Olodum, Sandra Sá + Serjão Loroza + Luciana Mello, Xamã e Enme Paixão, (dia 7) ; Marina Sena, Criolo, Negra Li , Detonautas, Marcelo Falcão, Filipe Ret, Froid e Cynthia Luz , Sidoka (dia 8) ;

Atrações regionais : Banda Acesso, Baile Afro Samurai, Cabessativa, Cochá (dia 5) ; Amigos do Vigia, o Transtorno, Roque Moreira, Narguile Hidromecânico (dia 6) ; Banheiro de Rodoviária, Radiofônicos , Narcolicista , Cojobas (dia 7) ; Math Gabe, Danilo Rudah, Felinho, Validuaté, Original Flip (dia 8).

VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo