Seminário sobre Energia Sustentável
SOLICITAR CERTIFICADO
WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é referência em energia sustentável, mas setor ainda sofre com déficit na distribuição

Durante a 2ª Edição do ‘Seminários O DIA em Debate’, realizado nesta quinta-feira (15), pela Fundação Cultural Octávio Miranda, a pauta em destaque foi energia sustentável.

15/06/2023 às 12h11

27/09/2023 às 23h52

A região Nordeste do Brasil produz mais energia sustentável do que consegue distribuir para a sociedade. O Piauí, que possui condições climáticas favoráveis, é tido como referência no setor e na região. Esse foi um dos principais pontos debatidos durante a 2ª edição do ‘Seminário O DIA em Debate’ realizado nesta quinta-feira (15), pela Fundação Cultural Octávio Miranda, que tem como tema “Energia Sustentável - como transformar o potencial do Piauí em desenvolvimento”.

Esta fonte de energia limpa e sustentável não só ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, como também cria empregos e estimula o crescimento econômico. Segundo o professor doutor Marcos Lira, especialista em energia sustentável, o atual desafio do assunto é aproveitar os recursos naturais que favorecem o Estado, bem como disponibilizar a energia solar para lugares mais remotos.

2ª Edição do Seminário O DIA em Debate - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
2ª Edição do Seminário O DIA em Debate

“O grande desafio que nós temos é como aproveitar a riqueza desses recursos naturais e, consequentemente, da geração de energia na melhoria da condição de vida das pessoas, seja através da melhoria do PIB dos municípios, seja através de colocar essas tecnologias a serviço daquelas comunidades”, disse.

Conforme Lira, o Poder Público deve ser mediador do assunto e propor políticas públicas para consolidação da energia sustentável no Piauí.

“Precisamos de políticas públicas consolidadas e é preciso ter essa articulação das Prefeituras, com o Governo do Estado, com o Governo Federal para de fato garantir que parte desses dividendos, dessas riquezas que esses parques eólicos e solares trazem para os municípios, que fique efetivamente para o desenvolvimento das cidades”, relatou.

Professor doutor Marcos Lira - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Professor doutor Marcos Lira

Além disso, avanços tecnológicos no Estado do Piauí mudaram a realidade da região e impulsionam seu desenvolvimento econômico e social. Marcos Lira cita ainda que programas sociais como “Minha Casa Minha Vida” e “Luz para Todos” podem ajudar na inclusão mais enfática da temática na democracia.

Dessa forma, com investimentos constantes, parcerias estratégicas e foco no futuro, o estado se consolidou como um ambiente favorável do setor. Lira citou ainda uma modalidade em ascensão no Brasil, a energia solar via aluguel. Sobre o assunto, ele pontuou que a temática já é realidade no Piauí.

“Aqui no Piauí nós já temos algumas empresas que trabalham nesse sentido, e isso se torna mais viável para aquelas pessoas que moram, por exemplo, em condomínios verticais onde você não tem um telhado pra instalar suas placas. Então, é possível você, a partir de um empreendimento que a gente chama de condomínio solar, você fazer a aquisição que a gente chama de lote. Algumas ações, vamos dizer assim, de acordo com a tua necessidade de consumo de energia”, explica.

O Diretor Executivo do Sistema O Dia de Comunicação, empresário Sérgio Miranda, relatou que a Fundação Octávio Miranda tem como uma das suas premissas fomentar a prestação de serviços públicos a sociedade.

Diretor-executivo do Sistema O Dia Sérgio Miranda - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Diretor-executivo do Sistema O Dia Sérgio Miranda

“Precisamos fazer com que a Fundação Octávio Miranda desenvolva o objetivo dela, que é doar parte dos recursos recebidos [pelo Sistema O Dia de Comunicação] ao longo desses 70 anos. Nada melhor do que doar isso em conhecimento. Ou seja, a Fundação está preocupada hoje em participar da vida da população piauiense e do desenvolvimento do Estado”, ressalta.

Presente também no evento, o economista Fernando Galvão informou que a viabilidade de uma nova reforma tributária poderia baratear o setor de energia sustentável, fazendo com que mais pessoas pudessem usufruir do desenvolvimento da energia verde.

“Poderia ser uma oportunidade com essa reforma tributária que se apresenta a gente desonerar a produção, a comercialização, o consumo [de energia renovável]. Porque quando você desonera, há uma disponibilidade maior de recursos que podem ser usados para investimentos, para desenvolvimento de novas soluções e até para ampliação do consumo das pessoas”, explica.

Economista Fernando Galvão - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Economista Fernando Galvão

Trabalhos do Governo do Piauí

Na oportunidade, o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, afirmou que a pasta tem função transversal no Governo do Estado sobre a sustentabilidade. Ele argumentou ainda que durante reunião recente entre o Consórcio Nordeste, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia, um dado preocupante foi informado para os gestores.

Secretário de Planejamento Washington Bonfim - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Secretário de Planejamento Washington Bonfim

“Hoje a gente tem um gargalo importante que a gente consegue produzir mais do que consegue distribuir para a rede física instalada de distribuição no país. Isso tem sido um motivo de preocupação dos governadores do nordeste, dentre eles o Rafael Fonteles. Então essa discussão de chegada na ponta que é a distribuição para o consumidor ela passa por outras instâncias que infelizmente não estão relacionadas ao Governo do Estado”, pontua.

Para a secretária de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis do Piauí, Paula Jeanne, o Piauí se tornará referência no assunto a nível nacional, e para isso a pasta estadual trabalha para alcançar o feito.

“A missão da secretaria é promover um ambiente atrativo para novos negócios, como também manter o fortalecimento dos empreendimentos já existentes no Piauí”, disse.

Secretária da Sedramer Paula Jeanne - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Secretária da Sedramer Paula Jeanne

A troca de conhecimento, proporcionada pela Fundação Octávio Miranda, foi realizada no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. A 2ª Edição do Seminários O DIA em Debate “Energia Sustentável - como transformar o potencial do Piauí em desenvolvimento” tem o patrocínio do Governo do Estado e o apoio da UFPI.

Com edição de Nathalia Amaral.

Inscrição gratuita

ATENÇÃO! O preenchimento de todos os campos é obrigatório

VOLTAR AO Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo