A chuva que caiu no final da tarde de quarta-feira pegou os teresinenses de surpresa. Mas segundo a gerente de Hidrometeorologia da Semar(Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Sônia Feitosa, a precipitação era esperada. Ela informou que a média de chuvas previstas para Teresina no mês de dezembro é de 130 mm, e que na verdade, já deveria estar chovendo, já que passa da metade de dezembro.
“Havia a possiblidade de chuva prevista para ontem, e existe a possiblidade para hoje e amanhã”, disse a meteorologista.
Sônia Feitosa dá esperanças. “A época de chuvas vai começar, só não sabemos quando exatamente. A previsão para janeiro é de mais chuvas do que dezembro, e em fevereiro, mais que em janeiro”, disse. Veja as previsões em volume de chuvas na tabela ao lado.
A meteorologista disse que dois fenômenos contribuem simultaneamente para as altas temperaturas e chuvas escassas registradas em Teresina: O forte El Niño e zona de convergência intertropical. “Temos registrado temperaturas atípicas por conta disso. Em dezembro, geralmente fica entre 35 graus Celcius, no máximo 37°, e esse ano atingimos temperaturas de até 42°”, comenta.
Segundo ela, o efeito da zona de convergência intertropical já começa a diminuir. Assim, em janeiro e fevereiro o El Niño perde um pouco da força e dá uma trégua para as chuvas.
Mesmo assim, 2016 será um ano de chuvas abaixo da média. A meteorologista informa que a influência do El Niño deve acabar depois do mês de maio, já no fim do período de chuvas. “Como no Piauí chuvas vão até maio, tudo indica que vamos ter período chuvoso ruim. Em estados como Pernambuco e a Paraíba não vai ser tão ruim assim, já que têm chuvas até agosto”, afirma Sônia Feitosa.
Edição: Nayara Felizardo