Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vencedores do concurso Jovens Escritores são premiados; veja os ganhadores

O concurso é realizado pela Fundação Octávio Miranda, em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação e visa estimular a escrita, cultivar a leitura e promover bons produtos textuais de crianças e adolescentes

01/10/2023 às 18h03

A Fundação Octávio Miranda, em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação, premiou na tarde deste domingo os 13 vencedores da 16ª edição do Concurso Jovens Escritores. Ao todo, 12 estudantes e um professor de escolas públicas e privadas receberam os prêmios. O tema geral deste ano foi a “Representatividade na construção de uma sociedade mais justa”, não considerando a quantidade, mas sim a importância da presença desses grupos na vida pública da sociedade. Veja a lista completa dos ganhadores.

O concurso é realizado pela Fundação Octávio Miranda, em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação e visa estimular a escrita, cultivar a leitura e promover bons produtos textuais de crianças e adolescentes cursando o ensino Fundamental e Médio e de professores que orientam esses alunos. Além da premiação aos vencedores, também será entregue o certificado “Incentivo ao Saber” às escolas participantes.

Cerimônia de premiação do concurso - (Jorge Machado/ O Dia) Jorge Machado/ O Dia
Cerimônia de premiação do concurso

Para o diretor-presidente do Sistema O Dia de Comunicação, Valmir Miranda, o concurso tem papel importante na formação das crianças e adolescentes.

“O concurso tem muita importância para o sistema e para a sociedade como um todo, esse projeto foi montado no início dos anos 2000 e estamos na 16ª edição. Você pega a criançada e os adolescentes e começa a dar informações para eles e começa a pedir que eles produzam alguma coisa com a informação que ele tem é importantíssimo. Ele vai começar a aprender a se comunicar e representar no papel aquilo que ele pensa. Nós do Sistema O Dia somos felizes por participar desse processo”, afirmou.

Valmir MirandaDiretor-presidente do Sistema O Dia de Comunicação

Parceira do evento, a Fundação Dom Quixote atua na correção das redações, para o presidente, Cássio Gomes, o concurso democratiza o acesso à literatura.

“Certamente o concurso promove o aceso democrático a leitura e não só no eixo Teresina, o que mais estimula essa parceria é estar no Piauí como um todo. A Fundação Quixote apoia com os corretores dos textos que participam de grandes processos como no Enem, mestres e doutores que participam conosco dessa seleção. Mostra como não apenas a rede particular como a rede pública se fortalece nesse processo. Formamos uma geração de leitores e uma geração de escritores. Para nós é algo que nos engrandece muito”, destacou

Cerimônia de premiação do concurso - (Jorge Machado/ O Dia) Jorge Machado/ O Dia
Cerimônia de premiação do concurso

Como funciona a premiação ?

O concurso Jovens Escritores é composto de cinco categorias, sendo quatro voltadas para estudantes: Ensino Fundamental menor (1º e 2º ano); Ensino Fundamental menor (3º ao 5º ano); Ensino Fundamental maior (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano), e uma para Professor orientador.

Sobre as premiações dos estudantes, o 1º lugar receberá 01 (um) notebook; o 2º lugar receberá 01 (uma) bicicleta, e o 3º lugar 01 (um) Smartphone. Já o professor orientador receberá 01 (um) Notebook.

Com a palavra, os vencedores

Vencedor da categoria Ensino Fundamental (1º e 2º Ano), Osmar Mota Neto, de 8 anos usou o amor para vencer o concurso. “Pensei em várias pessoas diferentes e tentei representar o nosso amor por elas. O nosso amor pelas pessoas não muda, e mesmo tempo características diferentes, devemos respeitá-las. Fiquei muito alegre por ficar em primeiro lugar neste ano”, disse o jovem escritor.

Osmar Matos - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Osmar Matos

Já Allyson de Jesus de 12 anos, estudante do 5º ano, vencedor da categoria ensino fundamental (3º ao 5º Ano), falou sobre os seus sonhos ao fazer a redação vencedora. “Para mim, um mundo melhor seria aquele sem preconceito, sem coisas ruins, como drogas e armas, o meio ambiente seria preservado, sem lixo, e a fome e a miséria seriam banidos”, disse.

Alysson de Jesus - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Alysson de Jesus

Último vencedor do ensino fundamental na categoria (6º ao 9º Ano), o estudante João Vitor Rodrigues, 14 anos, estudante do 9º ano, comemorou a nova experiência. “Participar desse concurso foi algo novo, melhorou meu conhecimento, minha fala e minha escrita. Foi a primeira vez que participei e a inspiração veio de forma natural”.

Padrão Enem no Ensino Médio

Vencedora na categoria Ensino Médio (1º ao 3º Ano), a jovem Maria Eduarda de 17 anos, estudante do 3º Ano, revelou que o Enem serviu como base para a redação vencedora.

“Pesquisei sobre o assunto, para me aprofundar, e procurei redações do Enem para ver como era a abordagem. Busquem também referências em filmes e músicas, e depois escrevi o texto. Não achei muito difícil, porque é um tema de experiência pessoal. Observamos que ao nosso redor isso já acontece” afirmou.

Maria Eduarda vencedora - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Maria Eduarda vencedora

Fechando a lista dos campeões o vencedor da categoria professor orientador, Francisco da Silva Almeida, valorizou a inclusão que o concurso traz.

“Falar sobre representatividade e as minorias no espaço de poder é muito importante, principalmente porque vivemos em um período no qual algumas classes são mais privilegiadas que outras, e não tem como pensar em políticas públicas sem falar de inclusão e desses grupos que precisam serem vistos”, concluiu.

Professor Francisco da Silva Almeida - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Professor Francisco da Silva Almeida