Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vencedores do Concurso Jovens Escritores são premiados neste domingo (01)

O concurso é realizado pela Fundação Octávio Miranda, em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação e visa estimular a escrita e cultivar a leitura.

29/09/2023 às 13h36

29/09/2023 às 16h40

Os vencedores da 16ª edição do Concurso Jovens Escritores serão premiados neste domingo (01/10), as 16h, em solenidade que acontece no espaço de evento do Teresina Shopping. Ao todo, serão 13 premiados, sendo 12 estudantes e um professor de escolas públicas e privadas. O tema geral deste ano foi a “Representatividade na construção de uma sociedade mais justa”, não considerando a quantidade, mas sim a importância da presença desses grupos na vida pública da sociedade.

O concurso é realizado pela Fundação Octávio Miranda, em parceria com o Sistema O Dia de Comunicação e visa estimular a escrita, cultivar a leitura e promover bons produtos textuais de crianças e adolescentes cursando o ensino Fundamental e Médio e de professores que orientam esses alunos. Além da premiação aos vencedores, também será entregue o certificado “Incentivo ao Saber” às escolas participantes.

Concurso Jovens Escritores - (Arquivo/ODIA) Arquivo/ODIA
Concurso Jovens Escritores

O concurso Jovens Escritores é composto de cinco categorias, sendo quatro voltadas para estudantes: Ensino Fundamental menor (1º e 2º ano); Ensino Fundamental menor (3º ao 5º ano); Ensino Fundamental maior (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano), e uma para Professor orientador.

Sobre as premiações dos estudantes, o 1º lugar receberá 01 (um) notebook; o 2º lugar receberá 01 (uma) bicicleta, e o 3º lugar 01 (um) Smartphone. Já o professor orientador receberá 01 (um) Notebook.

Todas as escolas dos alunos premiados com o 1º lugar receberão uma placa de honra, que será entregue posteriormente à realização da Cerimônia de Premiação. Além disso, todos os trabalhos vencedores serão publicados pelo Jornal O Dia, em seu tabloide especial Jovens Escritores.

Redações abordaram as diferenças e a representatividade das minorias na sociedade

O tema geral do 16º Concurso Jovens Escritores deste ano foi “Representativa na construção de uma sociedade mais justa”, propondo aos candidatos um debate sobre a importância da presença de minorias nos espaços públicos e de poder, da igualdade de direitos e nas diferenças entre cada indivíduo.

Os candidatos que se inscreveram precisaram trabalhar os subtemas propostos, de acordo com sua categoria. Para os alunos do Ensino Fundamental menor, que contempla estudantes de 1º e 2º ano, a proposta era a produção de uma ilustração com base no tema “Somos todos diferentes”. Nesta categoria, o grande vencedor foi Osmar Neto, de 08 anos. Essa é a segunda conquista dele no concurso. No ano passado, ele ficou em terceiro lugar.

Na categoria Ensino Fundamental menor, do 3º ao 5º ano, os estudantes tinham que produzir uma dissertação com base no tema “Queremos um mundo melhor para todas as pessoas”. Allyson de Jesus (12) mora em Jenipapeiro, zona rural do município de Lagoa Alegre, e participou do Concurso Jovens Escritores pela primeira vez. Ele foi o grande ganhador da sua categoria e contou que pretende participar novamente nas próximas edições.

Os estudantes do Ensino Fundamental maior, do 6º ao 9º ano, tiveram que produzir uma dissertação sobre o tema “Eu sou diferente de você e temos os mesmos direitos”. João Vitor (14) venceu em primeiro lugar nesta categoria.

“Gostaria de agradecer aos meus professores, Tânia e Tito, que sempre me ajudaram, à minha escola Olga Fernandes e à minha família, que me deu conhecimento e Educação. A sensação de ficar em primeiro lugar é de muita felicidade, de gratidão e fiquei surpreso com esse resultado”

Já os alunos do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, tiveram como tema proposto “O impacto social da presença de minorias nos espaços públicos e de poder”, no qual os estudantes deveriam produzir uma dissertação acerta da temática. Maria Eduarda, de 17 anos, ficou em primeiro lugar em sua categoria. Essa foi a primeira vez que participou do concurso Jovens Escritores e contou a emoção em receber o resultado. “Fiquei feliz, não estava criando muita expectativa. Acaba sendo também um incentivo para o Enem, que quero fazer para Medicina Veterinária”, disse.

Os professores orientadores também puderam participar do concurso. Para eles, a temática da dissertação proposta foi “Representatividade além da visibilidade midiática”. O grande vendedor da categoria foi Francisco da Silva Almeida (33).

“É a primeira vez que estou participando do concurso e estou muito feliz, principalmente por encontrar meus alunos, que também venceram. Não existe uma forma mais legítima de estimular os alunos do que os colocando em uma competição, porque eles competem com eles mesmos. Não tem como você não se sentir grande vendo a grandeza deles também”.

Conheça os ganhadores do concurso Jovens Escritores:

- Categoria Ensino Fundamental (1º e 2º Ano)

1º LUGAR - Osmar Mota Neto, 8 anos (2º Ano)

“Pensei em várias pessoas diferentes e tentei representar o nosso amor por elas. O nosso amor pelas pessoas não muda, e mesmo tempo características diferentes, devemos respeitá-las. Fiquei muito alegre por ficar em primeiro lugar neste ano”.

Osmar Mota NetoVencedor categoria Ensino Fundamental (1º e 2º Ano)
Osmar Mota - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Osmar Mota

2º LUGAR - Arthur Calebe, 8 anos (2º Ano)

“No meu desenho fiz o planeta terra e várias crianças diferentes representando a força da mulher negra, das pessoas com deficiência, com autismo, as diferenças de pele e raça e as religiões”.

Arthur Calebe2º Lugar na categoria Ensino Fundamental
Arthur Callebe - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Arthur Callebe

3º LUGAR - João Pedro, 7 anos (2º Ano)

“Desenhei uma pessoa cadeirante, autista, negra, careca, para mostrar que somos todos diferentes. Fiz elas de mãos dadas porque as crianças gostam de brincar e precisam ficar unidas”.

João Pedro3º lugar na categoria Ensino Fundamental
João Pedro - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
João Pedro

- Categoria Ensino Fundamental (3º ao 5º Ano)

1º LUGAR - Allyson de Jesus, 12 anos (5º Ano)

“Para mim, um mundo melhor seria aquele sem preconceito, sem coisas ruins, como drogas e armas, o meio ambiente seria preservado, sem lixo, e a fome e a miséria seriam banidos”.

Allyson de JesusVencedor na categoria Ensino Fundamental (3º ao 5º Ano)
Alysson de Jesus - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Alysson de Jesus

2º LUGAR - Hadassa Barros, 10 anos (4º Ano)

“Citei no meu texto que a Malala não podia estudar porque ela menina, mas podíamos mudar a lei, para que as meninas também pudessem estudar, e também que o mundo das crianças é cheio de cor”.

Hadassa Barros2º lugar na categoria Ensino Fundamental (3º ao 5º Ano)
Hadassa Barros - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Hadassa Barros

3º LUGAR - Antônio dos Reis, 9 anos (4º Ano)

“A solução para um mundo melhor é que a gente comece a mudança pelo que está perto da gente e ao nosso alcance. Podemos tornar um mundo melhor plantando uma árvore, evitando desperdício, cuidando das pessoas, dos animais e do lugar onde moramos”.

Antônio dos Reis3º lugar na categoria Ensino Fundamental (3º ao 5º Ano)
 Antônio dos Reis - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Antônio dos Reis

- Categoria Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)

1º LUGAR - João Vitor Rodrigues, 14 anos (9º Ano)

“Participar desse concurso foi algo novo, melhorou meu conhecimento, minha fala e minha escrita. Foi a primeira vez que participei e a inspiração veio de forma natural”.

João Vitor RodriguesVencedor na categoria Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)
Redação de João Vitor Rodrigues - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Redação de João Vitor Rodrigues

2º LUGAR - Marina Letícia, 13 anos (7º Ano)

“A diversidade não é um defeito e não quer dizer que as pessoas tenham que ter direitos diferentes por isso. A diversidade é algo bom e não ruim, como muitos acham. Ser diferente torna a cultura mais diversa”.

Marina Letícia2º Lugar na categoria Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)
Marina Letícia - ( Reprodução/ODIA TV) Reprodução/ODIA TV
Marina Letícia

3º LUGAR - Isabela Rêgo, 11 anos (6º Ano)

“Os direitos precisam ser distribuídos de forma igual a todos, independente das diferenças físicas, sociais, religiosas, etc, pois todos somos seres humano e temos que ser tratados com respeito”.

Isabela Rêgo3º lugar na categoria Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)
 Isabela Rêgo - (Reprodução/ODIA TV) Reprodução/ODIA TV
Isabela Rêgo

- Categoria Ensino Médio (1º ao 3º Ano)

1º LUGAR - Maria Eduarda, 17 anos (3º Ano)

“Pesquisei sobre o assunto, para me aprofundar, e procurei redações do Enem para ver como era a abordagem. Busquem também referências em filmes e músicas, e depois escrevi o texto. Não achei muito difícil, porque é um tema de experiência pessoal. Observamos que ao nosso redor isso já acontece”.

Maria EduardaVencedora na categoria Ensino Médio
 Maria Eduarda - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Maria Eduarda

2º LUGAR - Thalys Milleto, 16 anos (1º Ano)

“Pesquisei sobre o tema e buscar orientação com meu professor. A partir disso, fui tirando ideias que adquiri durante a escola e conhecimentos que adquiri ao longo da vida, em filmes e que tudo pode ajudar na produção textual”.

Thalys Milleto2º lugar na categoria Ensino Médio
Thalys Milleto - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Thalys Milleto

3º LUGAR - Maria Cândida, 16 anos (2º Ano)

“A minha dissertação tratei sobre a representatividade das minorias, pois acho que elas têm de ter seu lugar de fala”.

Maria Cândida3º lugar na categoria Ensino Médio
Maria Cândida - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Maria Cândida

- Categoria Professor orientador

1º LUGAR - Francisco da Silva Almeida

“Falar sobre representatividade e as minorias no espaço de poder é muito importante, princialmente porque vivemos em um período no qual algumas classes são mais privilegiadas que outras, e não tem como pensar em políticas públicas sem falar de inclusão e desses grupos que precisam serem vistos”.

Francisco da Silva AlmeidaProfessor Orientador
Professor Francisco da Silva Almeida - (Assis Fernandes/ODIA) Assis Fernandes/ODIA
Professor Francisco da Silva Almeida