Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes penitenciários anunciam greve por tempo indeterminado em todo o PI

Com o movimento, visitas a presos e escoltas para audiências ficam suspensas.

09/12/2015 15:03

Os agentes penitenciários decidiram hoje (09), em assembleia, anunciar greve por temo indeterminado em todo o Estado. O movimento está previsto para começar na próxima segunda-feira (14) e vai paralisar as atividades externas nos presídios que incluem escolta de presos a audiências, monitoramento de visitas de advogados e familiares dos detentos, e recebimento de presos nas unidades.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) informou que deflagrou o movimento em protesto contra o não pagamento, por parte do Estado, dos reajustes previstos em lei. De acordo com a direção jurídica da entidade, o Governo se comprometeu a fazer este pagamento em agosto, o que não foi cumprido. Desde então os agentes penitenciários vêm abrindo mesas de negociação com as Secretarias de Administração e Justiça para chegar a um acordo.

É o que informa o diretor jurídico do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho: “No último dia 18 de novembro, nós nos reunimos com os secretários e o próprio Governo disse que levaria à Assembleia, até o dia 30, um projeto de lei que contemplasse essas nossas reivindicações. Isso não foi feito. E já havia sido avisado. Se nenhuma medida fosse tomada, a categoria iria parar”, diz Vilobaldo.

Além dos reajustes, os agentes penitenciários pedem ainda a regularização do pagamento aos chefes de plantão das unidades prisionais. Este valor é depositado pelo Governo na forma de diárias. A categoria pede que ele se torne uma gratificação.

Outro ponto mencionado pelo Sinpoljuspi diz respeito à realização de concursos para novos agentes penitenciários. A categoria afirma que o número de vagas proposto pelo Estado em um certame a ser realizado no ano que vem é insuficiente para atender à demanda. “Eles falam em apenas 75 vagas. Sem contar que o prazo estipulado era até o dia 30 do mês passado para publicação de um edital. Isso nunca foi feito”, relata Vilobaldo Carvalho.

A categoria diz que ainda não foi chamada pelo Governo para negociar sobre a greve reitera que o movimento segue por tempo indeterminado.

Túnel

Por volta do meio dia de hoje (09) agentes encontraram um túnel durante vistoria da Penitenciária Irmão Guido. A escavação parte do Pavilhão B e passa por baixo das celas quatro, cinco e seis. Os presos recolhidos nesses espaços tiveram que ser retirados e distribuídos entre outras celas para que a estrutura fosse fechada.

Mais sobre: