Na tarde desta segunda-feira (15), uma cobra da espécie jiboia foi encontrada por populares dentro de uma pensão localizada na Rua Arlindo Nogueira, no Centro de Teresina.
O Batalhão de Policiamento Ambiental foi acionado por volta das 16 horas, e quando a equipe de PMs chegou ao local da ocorrência o réptil já estava no meio da via pública, cercado por curiosos.
Populares colocaram o réptil em via pública
De acordo com a capitã Roselene, a cobra estava muito agitada, mas não chegou a atacar ninguém. "Quando nós chegamos, a jiboia já estava bastante estressada, porque havia muitas pessoas ao redor e algumas chegaram a mexer com ela. Por isso, assim que chegamos ao local nós recolhemos a cobra e a levamos imediatamente para o Parque Zoobotânico, onde a soltamos", detalha Roselene. [Vídeo mostra o momento em que cobra é resgatada por policiais do Batalhão Ambiental]
A capitã afirma que encontrar animais silvestres em áreas urbanas é mais comum do que se imagina. Ela orienta que, nesses casos, as pessoas mantenham a calma e entrem em contato imediato com o 190, para que o Batalhão Ambiental seja acionado. "A gente pede que as pessoas se afastem, não fiquem provocando o animal e deixem ele quieto no cantoe entrem logo em contato com a PM", aconselha a capitã.
A cobra encontrada na Rua Arlindo Nogueira tem cerca de 1,5 metro e pesa aproximadamente cinco quilos.
Segundo a equipe do BPA, as cobras podem chegar às zonas urbanas tanto através das tubulações de esgoto ou trazidas por veículos, sem que as pessoas percebam. "Ela pode se esconder, por exemplo, no compartimento do motor de um carro, e ser trazida da zona rural para a cidade sem que ninguém note", detalha a capitã Roselene.