Portal O Dia

CNU: concurso registra alta abstenção nas provas aplicadas pela manhã

As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) foram aplicadas neste domingo (18) em 228 cidades, em todos os estados e no Distrito Federal. No país, foram registradas mais de 2,1 milhões de inscrições, candidatos que concorreram a 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

Porém, segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou, durante coletiva realizada na tarde de hoje, que a abstenção na prova da manhã do CNU foi alta, mas dentro da média. Ainda na noite deste domingo, a ministra deverá realizar uma nova coletiva.

Paulo Pinto/Agência Brasil
CNU: concurso registra alta abstenção nas provas aplicadas pela manhã

O certame terá, também, um cadastro de reserva, em que mais de 13 mil candidatos classificados ficarão na lista de espera, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem. Os salários básicos iniciais dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.

O gabarito preliminar oficial da prova objetiva deve ser divulgado na terça-feira (20). Os participantes poderão conferir as respostas corretas na página oficial do certame. Os candidatos terão os dias 20 e 21 de agosto para recorrer, caso não concordem com a resolução de alguma questão

Candidatos que levaram caderno de questões do CNU serão eliminados

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que candidatos saíram do local de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado, pela manhã, com o caderno de provas, o que é proibido pelas regras do certame.

Os participantes foram proibidos de levar consigo o caderno de provas como uma medida para aumentar a segurança do concurso, de acordo com o MGI. Segundo o cronograma do MGI, os cadernos com as questões das provas dos oito blocos do concurso devem estar disponíveis ao público a partir das 20h deste domingo (18).


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.