Portal O Dia

Como se portar nas festas corporativas de final de ano?

Com a chegada do final do ano, as empresas já estão organizando as confraternizações e festas corporativas. Um momento para colaboradores e gestores trocarem ideias, se conhecerem melhor e celebrar as conquistas do ano. Mas, apesar de esse ser um encontro descontraído, não deixa de ser uma reunião corporativa, o que exige atenção e cuidados de comportamentos, vestimenta, entre outros. 

Jex Xavier, especialista em gestão de pessoas e mentor de comunicação, lembra que o exagero nunca é bem-vindo, e pontua que uma atitude mal medida, pode comprometer a carreira de um profissional que foi exemplar o ano inteiro.

Jorge Machado / O DIA
Jex Xavier, especialista em gestão de pessoas e mentor de comunicação.

A pessoa pode ser profissional o ano todo, mas se no dia da confraternização a pessoa não tiver cuidado com o que fala, o que veste e o que faz, ela pode se comprometer. É preciso ter atenção com a roupa que veste, com o exagero na bebida e até o tom de voz. É importante destacar que a pessoa pode brincar, mas lembrando que está em um ambiente corporativo e tomar cuidado com as brincadeiras e gritarias

Jex XavierEspecialista em Gestão de Pessoas

Exagero na bebida

Jex Xavier chama atenção, por exemplo, aos excessos com a bebida alcoólica. O especialista pontua que muitas pessoas costumam ficar exaltadas após ingerir essas bebidas e cometendo gafes que podem prejudicar sua reputação e profissionalismo.

Reprodução/Freepik
Nas confraternizações de fim de ano, colaboradores devem ter cuidado com o consumo de bebida alcoólica.

“Você pode beber, desde que não exagere e não extrapole. Se a pessoa se conhece, ela sabe seu limite. Então, se é uma pessoa que gosta de beber muito, é preciso moderar isso”, disse.

Cuidado com o que veste

A vestimenta também deve ser considerada na hora de ir para uma confraternização corporativa. É sempre importante ter em mente que o local reunirá pessoas da empresa, incluindo os superiores, logo, algumas peças devem ser evitadas.

 

“Em geral, nas festas de final de ano as pessoas costumam estar bem vestidas, porque a ocasião exige isso. Se for uma confraternização mais descontraída, como um churrasco, é possível ir com roupas confortáveis, sem necessariamente ser curta. Opte por peças mais fluidas, como vestidos longos, e evite tops, shorts e mostre muito o corpo”, destaca.

Controle o prato

Por mais que seja uma festa com comes e bebes liberados, tenha limites com a quantidade de comida que coloca no prato. É preferível que a pessoa coloque pequenas quantidades e repita, caso deseje.

 

“Coloque porções pequenas e vá repetindo aos poucos. Não é porque é de graça, que a empresa está pagando, que você vai colocar um prato enorme, e come de maneira desesperada. E nunca, em hipótese alguma, leve comida em sacolas, exceto se for permitido”, reforça Jex Xavier.

Não grite em público

Outro detalhe importante diz respeito às brincadeiras e ao barulho exagerado. Evite gritarias e falar em voz alta. Lembre-se que o ambiente, ainda que descontraído, está repleto de pessoas da empresa. 

Confraternize com colegas de outros setores

As confraternizações corporativas são ótimos momentos para conhecer colegas de outros setores, que não são vistos com tanta frequência no dia a dia. Mas, justamente por serem pessoas que não se tem tanta proximidade, tenha cuidado no modo como abordará esses colaboradores.

 

“Crie conexão com essas pessoas parabenizando-as pelo ano que elas tiveram, pergunte como foi o ano e saiba conversar. Diga que gostaria de conhecer aquela pessoa um pouco mais e que isso se concretize no próximo ano. Crie laços, confraternize e construa uma nova amizade. Evite falar só de si ou de tocar em assuntos delicados e sensíveis. É um momento de alegria e para festejar”, ressalta Jex Xavier, especialista em gestão de pessoas e mentor de comunicação.