Fátima Bernardes, uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira, encerra um ciclo de 37 anos de trabalho na Globo. Seu contrato expirou no final do ano passado com a 12ª edição The Voice Brasil, e não foi renovado. A informação foi confirmada pela equipe de comunicação da empresa.
Após anos como rosto principal do Jornal Nacional e conduzindo programas como o Encontro, Fátima agora trabalhará por projeto, mantendo vínculo com a Globo apenas enquanto os programas estiverem no ar. Não há planos imediatos para a renomada jornalista nos próximos meses.
Entretanto, Fátima Bernardes não ficará parada por muito tempo. Recentemente, foi anunciada como a mais nova contratada da Play 9, uma agência de comunicação brasileira. Seu próximo desafio será o Paris É Brasa, um projeto que acompanhará os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A empresa foi fundada por figuras como o influenciador Felipe Neto, o jornalista João Pedro Paes Leme e o ex-jogador de vôlei Marcus Vinicius Freire. Em vídeo publicado nas redes sociais, Fátima expressou seu entusiasmo pelo Paris É Brasa. Ela destacou que este será seu primeiro projeto completamente digital, elaborado exclusivamente para a internet.
“A ideia é participar de uma cobertura para as redes sociais e eu fiquei muito animada porque nunca fiz isso. Não só pelo esporte, mas pelas histórias de vida. Logo mais volto com novidades sobre esse projeto”, disse a jornalista.
Confira o vídeo:
Nascida e criada no Méier, bairro do Rio de Janeiro, Fátima deu seus primeiros passos na TV Globo em 1986, começando como estagiária no programa "Fantástico", após uma passagem pelo Jornal O GLOBO.
No ano seguinte, assumiu o cargo de repórter no "RJTV", fazendo aparições esporádicas no "Jornal Nacional" e no "Jornal da Globo". Sua estreia ao vivo no JN aconteceu em 1988 e, com o acúmulo de matérias no principal telejornal da emissora, foi convidada a integrar a equipe do "Jornal da Globo" em 1989. Inicialmente, dividiu a bancada com Eliakim Araújo e mais tarde com William Bonner, com quem compartilhou uma união matrimonial de 26 anos e tem três filhos trigêmeos.
Em 1992, Fátima ingressou no programa "Fantástico", e em 1996, assumiu as funções de âncora e editora-chefe do "Jornal Hoje". Em março de 1998, ao lado de Bonner, tornou-se âncora do JN, onde permaneceu até o final de 2011. Posteriormente, deixou a Central Globo de Jornalismo para se dedicar ao entretenimento com o "Encontro com Fátima Bernardes", que estreou em junho de 2012. Liderou o programa matinal de variedades até 2022.
Seu último projeto individual na empresa foi o programa "Assim como a gente", no GNT, que foi ao ar nos últimos meses de 2023.