O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18) a lista de espera do segundo semestre de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES. A lista é usada para preencher vagas eventualmente não ocupadas em instituições privadas de ensino superior.
De acordo com o edital do programa, os candidatos cujos nomes constam na lista de espera podem ser eventualmente pré-selecionados até o dia 29 de agosto. Aqueles que tiverem seu nome na lista devem acessar a página do programa na internet e complementar a inscrição para poder contratar o financiamento. Essa complementação das informações deve ser feita em até três dias úteis contados do dia subsequente da pré-seleção. Na página do FIES os candidatos podem também acompanhar o resultado do processo.
Vale lembrar que a inclusão do nome do candidato na lista de espera assegura apenas a expectativa dele ser pré-selecionado às vagas para as quais se inscreveu neste processo seletivo, estando, a pré-seleção, condicionada à disponibilidade de vaga no grupo de preferência e nos cursos de opção, bem como à observância das demais regras do programa.
Criado em 2001, por meio de lei específica, o Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas participantes do programa e que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para participar do programa, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. A escala de financiamento varia conforme a renda familiar do candidato.