Portal O Dia

Nonato Castro assume superintendência no grupo Equatorial

Ex-presidente da Equatorial Piauí, Nonato Castro volta ao grupo após quatro anos e assume a Superintendência de Marketing e Relacionamento com clientes da Equatorial Maranhão. O gestor foi convidado após a criação da pasta, que dará suporte à Diretoria de Clientes e Serviços.

O executivo, que possui 30 anos de experiência no setor de energia elétrica, recebeu o convite para retornar à empresa do CEO de toda rede Equatorial.

“A Equatorial cresceu muito, já são cinco empresas no Brasil inteiro e eu vou ficar responsável por esse Superintendência que vai abranger várias empresas da equatorial, que hoje é referência no setor elétrico nacionalmente”, disse Nonato Castro ao O DIA.

Assis Fernandes/ODIA
Nonato Castro foi presidente da Equatorial Piauí

No Piauí, o executivo ficou na presidência da Equatorial entre os anos de 2018 a 2020, quando a empresa assumiu a antiga Cepisa com uma dívida significativa e que não suportava a operação no Estado. 

“É gratificante poder voltar a esta casa onde iniciei todo o processo. Agora, vou residir no Maranhão, mas devo viajar por todas as empresas do grupo”, explicou Nonato Castro, que já está em São Luís.

Raimundo Nonato Castro de Alencar tem MBA em Gestão de Energia Elétrica, Especialização em Tecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Graduação em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Fortaleza.

Arquivo Pessoal
Nonato Castro assumiu a superintendência de Marketing e Relacionamento com clientes, na Equatorial Maranhão

Em seus 30 anos de experiência, ele atua na liderança de times e projetos de diferentes portes e complexidades na área de distribuição, transmissão e geração de energia, e já trabalhou em grupos nacionais e multinacionais, como Light, Equatorial e Neoenergia.

Ele foi Engenheiro Distribuição na COELBA (1986 – 1998), Diretor de Ensino e Professor Centro Federal De Ensino Tecnológico / CEFET Pernambuco (1990 – 2006), Diretor de Distribuição da Equatorial Maranhão - CEMAR (2006 – 2012), Presidente da Equatorial Pará - CELPA (2012 –2018), Presidente da Equatorial Piauí - CEPISA (2018 – 2020), Presidente da LIGHT Rio de Janeiro (2020 – 2022) e agora assume a Superintendência de Marketing e Relacionamento com clientes da Equatorial.