Uma pesquisa intitulada Painel do Poder, realizada pelo Congresso em Foco junto ao Congresso Nacional mostra o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, como o terceiro mais bem avaliado entre os 37 ministros do governo do presidente Lula.
A pesquisa Painel do Poder é realizada com as principais lideranças parlamentares sobre assuntos políticos e legislativos. Nesta edição do Painel do Poder, o Congresso em Foco Análise entrevistou 63 parlamentares considerados influentes, seja por serem líderes de bancada, integrantes da Mesa Diretora, presidentes de comissões ou formadores de opinião em assuntos importantes. O levantamento permite a tomadores de decisões, antecipar cenários e fazer prognósticos.
O Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o Governo Federal e às políticas públicas.
Para compensar o cenário polarizado, que pode se traduzir em múltiplas menções positivas e negativas a um mesmo ministro, o Painel do Poder adota o saldo das menções (as positivas menos as negativas) como critério para determinar quem tem a melhor aprovação.
O ministro Wellington Dias recebeu 10 menções positivas e nenhuma negativa.
Em primeiro lugar no ranking ficou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em segundo, o ministro dos Transportes Renan Filho. Com Wellington Dias em terceiro, o ranking dos cinco primeiros se completa com o ministro da Educação, Camilo Santana, em quarto e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Favaro em quinto.