Por volta das 4h10 desta quarta-feira (11), chegou, no Aeroporto de Brasília, o primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros após o início da guerra do Hamas contra Israel. Ao todo, 211 passageiros saíram de Tel Aviv com destino ao Brasil, incluindo as piauienses Lindalva Evangelista e a filha Marina Evangelista Mendes.
As piauienses estavam em Israel em peregrinação à Terra Santa, circuito turismo mundialmente famoso pela fé e religiosidade. Até o próximo domingo (15) estão previstos mais quatro voos na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.
De acordo com as informações, o Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar a região e voltar ao Brasil.
O Itamararaty informou, ainda, que neste primeiro momento será priorizado o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta. Uma segunda etapa da operação está sendo planejada, após a conclusão desses primeiros cinco voos.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, passageiros resgatados de Tel Aviv embarcam da região cantando a música “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Confira o vídeo:
Entenda o caso
O ataque do grupo palestino Hamas, no últiomo sábado (7), deixou pelo menos 200 israelenses mortos e 1,1 mil feridos em tiroteios que ocorreram em mais de 20 locais dentro de Israel. Os israelenses responderam com ataques aéreos que mataram pelo menos 230 pessoas e deixaram 1,6 mil feridos na Faixa de Gaza. Os números atuais apontam que ao menos 820 pessoas morreram, sendo 500 em Israel, 313 na Faixa de Gaza.