Portal O Dia

Eleições nos EUA: Líderes mundiais reagem à vitória de Trump

A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos mobilizou lideranças globais, que expressaram suas reações e perspectivas sobre o novo cenário internacional. Com a confirmação de Trump como 47 º presidente dos EUA, após obter 277 votos no Colégio Eleitoral contra os 224 de Kamala Harris, chefes de Estado e representantes de diversas nações se pronunciaram sobre o resultado. Os comentários abordaram temas como segurança global, cooperação estratégica e paz, destacando o impacto do retorno de Trump à Casa Branca.

Reprodução/fotos públicas
Eleições nos EUA: Líderes mundiais reagem à vitória de Trump

Ainda na manhã desta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o presidente eleito dos Estados Unidos, pela vitória nas eleições, em uma postagem nas redes sociais. Em sua mensagem, Lula destacou a importância do diálogo e desejou sorte ao republicano em seu novo mandato. “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, disse Lula por meio das redes sociais.

Reprodução/ X
‘Democracia é a voz do povo e deve ser respeitada’, diz Lula após vitória de Trump

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil

O ex-presidente, Jair Bolsonaro, celebrou o resultado e descreveu Trump como um “amigo”, ressaltando que a vitória representaria um “triunfo histórico”. Bolsonaro acrescentou que o retorno de Trump simboliza uma oportunidade para “restaurar a grandeza” dos EUA, proteger “os interesses de seu povo” e promover “um mundo mais livre e com mais paz e tranquilidade”. "Obrigado meu Deus. Parabéns Donald Trump. Salmos 30:5: 'O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã'", escreveu Bolsonaro 

Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Em Israel, o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu destacou o “novo começo” que o retorno de Trump representa para a aliança com os Estados Unidos. "Sua histórica volta à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso renovado com a grande aliança entre Israel e a América. Está é uma grande vitória", disse o primeiro-ministro de Israel.

Emmanuel Macron, presidente da França

Na Europa, Emmanuel Macron, presidente da França, também parabenizou Trump e se mostrou pronto para retomar as negociações e a cooperação entre os países. "Parabéns, presidente Donald Trump. Pronto para trabalharmos juntos, como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade", afirmou Macron.

Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China

A China, por meio de sua porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, manifestou sua intenção de continuar uma política de convivência pacífica com os EUA. Mao Ning destacou que o país está comprometido em manter as relações bilaterais com base no “respeito mútuo” e na “cooperação mutuamente benéfica”, sinalizando uma postura pragmática diante do novo mandato de Trump.

Javier Milei, presidente da Argentina

O presidente argentino Javier Milei, também enviou mensagem de parabenizarão à Trump. “Parabéns pela sua formidável vitória eleitoral. Agora, faça a América grande novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”, pontuou o presidente argentino.

Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia

Em meio a conflitos regionais, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, expressou sua gratidão a Trump pelo compromisso com o princípio de “paz pela força”, que, segundo Zelenski, pode contribuir para alcançar uma “paz justa” para a Ucrânia. "Agradeço o comprometimento do presidente Trump com a abordagem da 'paz pela força' nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode aproximar a paz justa da Ucrânia. Tenho esperança de que o colocaremos em ação juntos", comentou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.