Portal O Dia

Permissionário do Troca-Troca comemorava Dia dos Pais quando soube do incêndio: 'perdi tudo'

O domingo de Dia dos Pais foi de tristeza para o permissionário Antônio Machado de Carvalho, de 53 anos, após perder todo o seu material de trabalho em um incêndio ocorrido na tarde de ontem (11), no Troca-Troca, localizado às margens do Rio Parnaíba, no Centro de Teresina. O permissionário tinha um box no local há 35 anos e estava em casa comemorando a data com os filhos quando soube do incêndio. Veja fotos no final da matéria!

“Isso aqui é a vida toda da gente. O incêndio começou por volta de meio-dia e de pouquinho em pouquinho incendiou, como a gente trabalha com material inflamável pegou na banca toda. Perdemos tudo. A gente ganha 30 a 40 reais por dia e vive disso aqui. Agora, não temos mais nada, acabou tudo. Nos resta pedir para as autoridades e para Deus”, disse Antônio Machado de Carvalho, que mantinha um box no Troca-Troca onde vendia material plástico e elétrico.

Íris Sales/O Dia
Permissionário do Troca-Troca comemorava Dia dos Pais quando soube do incêndio: 'perdi tudo'

Além do seu Antônio, outros nove permissionários tiveram prejuízos devido ao incêndio. Entre eles, José Machado, que teve três bancas queimadas no incidente. O comerciante trabalha há três décadas no local e disse que é a primeira vez que um incêndio dessas proporções atinge o Troca-Troca.

“Perdemos tudo, não presta mais nada, o que tinha de material aqui dentro queimou, não escapou nada. Eu vendia material elétrico e o que não queimou, ficou danificado. E agora quem vai comprar esse material daqui? Queimou três bancas minhas, eu trabalho aqui há 30 anos e é a primeira vez que aconteceu isso. A gente vive daqui e o que tinha queimou”, lamentou.

Íris Sales/O Dia
Permissionário do Troca-Troca comemorava Dia dos Pais quando soube do incêndio: 'perdi tudo'

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio no Troca-Troca teria sido provocado por um cigarro jogado na vegetação, que fica por trás do espaço. O foco rapidamente se alastrou e atingiu os boxes. Segundo José Alberto Guimarães, superintendente de Ações Administrativas Descentralizadas do Centro, a Prefeitura de Teresina está fazendo um cadastro dos permissionários que tiveram os boxes atingidos para prestar auxílio a esses comerciantes.

“Hoje, já mobilizamos uma equipe social que já fez o cadastro do pessoal que foi afetado, pegando informações pessoais, renda, estimativa do que perdeu. Estamos também retirando o material que foi danificado, avaliando se tem algum dano à infraestrutura física. Cerca de 10% dos permissionários foram afetados, e estamos agindo no sentido de retornar o mais rápido possível as condições para essas pessoas que foram afetadas”, destacou.

O superintendente da SAAD Centro também se comprometeu em tomar as medidas necessárias para a recuperação dos boxes e da área, inclusive, na prevenção de novos incidentes. Segundo ele, o local está passando por reforma e revitalização na estrutura. A obra tem um investimento de R$3 milhões e será executada ainda este ano. A expectativa é que, com a entrega da obra, os permissionários tenham mais segurança para trabalhar no local.

“Dentro dessa reforma, vamos fornecer boxes adequados e padronizados para todos eles, justamente para melhorar as condições de trabalho e evitar também esse risco que acaba ocorrendo de qualquer tipo de foco de incêndio nas margens do rio”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.