O ministro das Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha, cumpriu agenda nesta terça-feira (1º) em Teresina e afirmou que o Piauí tem tudo para liderar o debate à produção do hidrogênio verde no país. A visita do ministro ocorreu um dia após o presidente Lula sancionar lei que concedeu R$ 18 bilhões de incentivo a produção do hidrogênio verde no país.
“O Piauí já lidera o debate do hidrogênio verde no Brasil. É o estado que vai puxar a fila da produção, por meio dos dois projetos em Parnaíba, que são pioneiros. O governador Rafael Fonteles e o secretário Washington Bonfim já detalharam os projetos, o interesse do governador sobre o tema”, disse o ministro Padilha.
Alexandre Padilha citou o potencial que o Piauí vem explorando nas energias renováveis e exemplificou a siderúrgica sustentável em Piripiri, a energia solar, responsável por mais de um terço da energia consumida no estado. Ele lembrou que o Piauí tem o maior parque de energia eólica, se destaca no minério de ferro e ressaltou seu apoio para a iniciativa do governador Rafael Fonteles para garantir a hidrovia como modal de desenvolvimento e para facilitar exportações.
Durante a visita no Piauí, Padilha visitou a Nova Maternidade Evangelina Rosa e elogiou a estrutura do prédio, citando que é a maior maternidade pública do país, e tem garantido atendimento de qualidade a população. “A maternidade de Teresina é falada pelo presidente Lula e pela ministra Nísia como referencia para todo o país. É o melhor modelo que temos”, disse ele.