Existe a chamada FASE OURO da socialização que vai até os quatro meses de idade, muito importante para educação do filhote e essa se depara com o protocolo vacinal do cão, o que na maioria das vezes passa batido e daí acontecem vários problemas de comportamento, principalmente pelo fato desse filhote não ter sido apresentado a estímulos de forma saudável.
O que acontece é que ainda se têm a triste e defasada idéia de que não é possível educar um filhote sem comprometer a parte física.
Esquecemos que a parte emocional do animal também importa.
Educar um filhote desde cedo é primordial para se ter um cão emocionalmente equilibrado e ao mesmo tempo sociável.
Temos como educar de forma positiva e saudável sem prejudicar e nem colocar em risco a parte física do animal.
É importante saber que não podemos mais deixar nossos cães presos em casa durante quatro ou até seis meses, sem nenhum contato com o mundo lá fora. Essa falta de zelo pela sua saúde emocional acaba custando bem caro tanto para ele, como para seu convívio com todos que o cercam.
Quantos impactos eles não sofrem por não saber lidar com os vários estímulos que desconhecem ou que foram apresentados de forma abrupta e traumatizante, daí problemas sérios de comportamento, como: medo, stress, ansiedade, posse de recurso, reatividade e agressividade.
Podemos passear com nossos cães de forma cautelosa sem prejudicar a parte física, não precisamos tocar a pata no chão de ambientes desconhecidos, mas podemos passear no colo, sacola de transporte ou até mesmo no carro. Assim, levamos a ele, conhecimento de forma gradual do que acontece fora do seu ambiente controlado (casa).
Melhoramos consideravelmente os impactos dessa forma, porque já estamos apresentando o que ele no futuro irá se deparar.