A primeira noite de programação do XXIX Festival de Folguedos, promovido pela Prefeitura de Timon, atraiu forte presença de público de toda a região dos Cocais. As atrações locais e nacionais valorizaram a cultura nordestina e as tradições do São João.
“Mais uma edição dos Folguedos de Timon pensada nos mínimos detalhes. Nós estamos trazendo bumba meu boi, quadrilhas, forró pé de serra, carimbó, violeiros, entre outros. Tudo foi pensado para as pessoas virem e aproveitarem todos os ambientes e assim prestigiar o melhor São João da região”, ressaltou Leyliane Monteiro, presidente da Fundação Municipal de Cultura.
Na área da segurança pública foi colocado em prática um forte esquema. “Temos cerca de 145 agentes por noite para garantir a segurança do público. O trânsito foi organizado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans) para dar fluidez nas ruas e segurança aos veículos estacionados”, detalhou Júnior Bacelar, Secretário Municipal de Segurança.
A Secretaria Municipal das Mulheres desenvolve nos três dias de evento um trabalho especial contra o assédio sexual e de acolhimento às mulheres, como explica a Secretária da Mulher, Kellyane Gedeon. “Estamos com uma barraca para trazer informações para as mulheres e combater o assédio sexual em parceria com órgãos como a OAB e a Delegacia da Mulher. Nós estamos aqui para acolher as mulheres”, pontuou.
Os vendedores cadastrados para montar as suas barracas de comidas e bebidas no evento reconheceram a qualidade da organização do encontro. “A minha avaliação é que está tudo muito bem organizado. Cada espaço oferece um tipo de alimento ou bebida adequado para as pessoas. O evento é importante para obter uma renda própria e mostrar o nosso trabalho”, relatou Karénn Richerllany, vendedora.
Foram várias as expressões de satisfação do público visitante que prestigiou as apresentações. “Os Folguedos estão bem bonitos e organizados. Eu gostei da segurança e acredito que toda a população esta gostando” Jaqueline Bezerra, comerciante.
“A festa está bem organizada e com boas bandas. A prefeitura acertou em cheio!”, comentou Maciel da Silva, estudante.