Portal O Dia

Chuva intensa causa alagamentos e deixa desabrigados em Picos

A forte chuva registrada na madrugada deste domingo (29), no município de Picos, causou diversos pontos de alagamento em ruas e avenidas, prejuízos e deixou desabrigados. Segundo a meteorologia, a chuva teve duração de duas horas e meia e atingiu os 128 milímetros, conforme o Pluviômetro da Rede Independente de observadores.

Reprodução/Redes sociais
Chuva intensa causa alagamentos e deixa desabrigados em Picos

Diversos locais da cidade continuam alagados, causando transtornos à população, que estão com dificuldade para se deslocar. Veículos ficaram submersos e foram arrastados, casas e lojas foram invadidas pela água e há relatos de pessoas que precisaram sair dos imóveis, devido a risco de desabamento. Bairros como DNER, Junco, São José, Bomba, Ipueiras, Canto da Várzea e o Centro da cidade foram os mais afetados pelas inundações.

Reprodução/Redes sociais
Chuva intensa causa alagamentos e deixa desabrigados em Picos

As águas também invadiram o hospital regional da cidade e causam transtorno aos pacientes.

Nota de esclarecimento

A direção do Hospital Regional Justino Luz emitiu uma nota de esclarecimento sobre o alagamento da cidade e a situação da unidade de saúde.

"Na madrugada deste domingo, 29, Picos registou uma chuva de 120 milímetros, deixando vários pontos da cidade alagados. No Hospital Regional Justino Luz alguns setores foram atingidos pela água e, desde então, as equipes de manutenção trabalham para reestabelecer a normalidade na unidade de saúde. 

O Justino Luz esclarece ainda que, mesmo com a situação, nenhum paciente precisou ser transferido para outro hospital. Casa haja demanda além da capacidade, a unidade de saúde conta com o suporte do Novo Hospital Regional de Picos, assegurando que todos os pacientes recebem os cuidados necessários."

Reprodução/Redes sociais
Chuva intensa causa alagamentos e deixa desabrigados em Picos

Meteorologia prevê chuvas abundantes até o dia 31

Modelos de previsão apontam uma forte concentração de umidade nos dias 30 e 31 de dezembro. Segundo o climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, essa umidade acontece devido à presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que devem potencializar temporal. O VCAN é um sistema atmosférico temporário, que tende a concentrar chuvas em alguns pontos do território piauiense.

Entretanto, Werton Costa alertou para o intenso volume de água, que pode trazer risco à população, especialmente em regiões que causam alagamento. “É muito importante mencionar a condição de risco da passagem de um sistema como o VCAN, principalmente naquelas áreas que apresentam dificuldades de drenagem e alta possibilidade de alagamento e acúmulo de águas, porque o VCAN tende a concentrar chuva intensa e rápida, especialmente na forma de pancadas”, complemento.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.