Portal O Dia

Condutor que atropelou crianças em Redenção do Gurguéia responderá por homicídio culposo

O condutor do veículo que atropelou e que resultou na morte de duas crianças na BR-135, em Redenção do Gurguéia, a 660 km de Teresina, responderá por homicídio culposo. A informação foi confirmada ao O Dia pelo inspetor Alexsandro Lima. Segundo ele, não houve por parte do condutor a intenção de causar o acidente ou de ceifar a vida das vítimas. A causa do acidente, segundo o inspetor, foi "falta de atenção por parte dos pedestres, no caso as crianças", identificadas como Enzo Miguel e Maria Clara, ambos de oito anos.

Assis Fernandes/O Dia
Inspetor Alexsandro Lima

Ainda segundo o inspetor, "não houve tempo suficiente para o condutor evitar o atropelamento". “Falta de atenção por parte dos pedestres, no caso as crianças, foi a principal causa do acidente. Não houve tempo suficiente para o condutor evitar o atropelamento. O condutor ainda não se apresentou a Polícia. Nós estamos aguardando a apresentação deste condutor, e já temos a informação de que ele deve se apresentar a polícia nos próximos dias para prestar esclarecimentos”, informou o inspetor.

O condutor se ausentou do local do acidente e não prestou ajuda às vítimas, o que pode ser um agravante. Uma vez que é obrigatório perante a Lei que o condutor ofereça ajuda às vítimas. “O condutor se ausentou do local por ter receio da sua própria vida. Ou por violência por parte de alguns familiares, já que as crianças moravam próximo da via”, explicou Alexsandro. Após se apresentar, o motorista deverá ser encaminhado à Justiça para os devidos procedimentos legais.

O acidente

O atropelamento ocorreu por volta das 13h30. As vítimas Enzo Miguel e Maria Clara foram atingidas enquanto atravessavam a via. O motorista, que conduzia uma Nissan Frontier em direção ao município de Monte Alegre do Piauí, fugiu do local e ainda não foi encontrado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas as crianças não resistiram aos ferimentos. A Polícia Militar e a Perícia Criminal também foram acionados para atender a ocorrência.

A Unidade Escolar Dirceu Arcoverde, onde as crianças estudavam, emitiu uma nota de pesar após a morte. "Expressamos nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável", diz a nota.

Orientações para evitar acidentes nas estradas

A PRF orienta os condutores a ficarem atentos à sinalização e obedecer às normas de trânsito, respeitando os limites de velocidade, fazendo ultrapassagens somente em locais permitidos e com segurança, além de não misturar bebida alcoólica e direção. É recomendado também descansar bem antes de assumir a direção do veículo. O sono pode ser prejudicial tanto quanto o consumo de bebida alcoólica.

Já para o pedestres, é orientado fazer a travessia em passarelas ou em locais com sinalização que identifique aquela região como um lugar apropriado para travessia. Ter bastante atenção com o fluxo e com a velocidade dos veículos. Crianças só devem atravessar com o acompanhamento de adultos.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.