A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) foi vítima de um ataque de hackers nesta terça-feira (13). O site da instituição foi invadido e ficou fora do ar durante alguns minutos. O suposto responsável pelo ataque entrou em contato com a instituição via e-mail informando o motivo da derrubada do site.
Segundo a mensagem, o site da UFDPar seria hackeado em razão da omissão de dados sobre assédio sexual dentro da instituição. Essa denúncia de omissão foi feita pela CNN no começo de agosto. Na reportagem, além da UFDPar, são citadas outras 63 instituições de ensino superior do Brasil que estariam omitindo dados relacionados a casos de assédio sexual em suas dependências.
Por meio de nota, a UFDPar informou que acionou a Polícia Federal para investigar o envio do e-mail pelo hacker e também o ataque cibernético. A instituição oficiou a PF solicitando a abertura de um inquérito para identificar o autor do crime e responsabilizá-lo.
Ainda em nota, a universidade afirmou que não irá tolerar ameaças que comprometam o desempenho de suas atividades.
Confira a nota da UFDPar na íntegra
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vem a público informar que, mediante a ameaça de um ataque cibernético publicado em um portal de informações da cidade de Parnaíba/PI e sua posterior efetivação, solicitou à Polícia Federal, conforme Ofícios Nº 213/2023/GR/UFDPar e Nº 214/GR/UFDPar, a abertura de investigação para identificação do autor do crime à nossa universidade e sua devida responsabilização.
Não vamos tolerar quaisquer ameaças que venham prejudicar a nossa instituição, comprometendo o desempenho e a integridade das nossas atividades.