Portal O Dia

Homem em surto psicótico é morto por PM após tentar golpeá-lo com facão, em Campo Maior

Um homem identificado como Francisco José Sales Silva, de 40 anos, foi morto por um policial militar após tentar golpear o agente com um facão. O incidente ocorreu na noite deste sábado (06), no bairro Renascer, no município de Campo Maior.

Segundo informações do comandante do 15° Batalhão, tenente-coronel Etevaldo Alves, a polícia foi acionada pela irmã de Francisco, informando que o homem estava em surto psicótico e armado com dois facões. Francisco estaria ameaçando a mulher e os demais familiares. 

Divulgação/PM-PI
Homem tem surto psicótico e é morto por PM, em Campo Maior

Chegando ao local, os policiais militares tentaram negociação com Francisco, para que o mesmo soltasse as facas, entretanto, o homem não se rendeu. Na abordagem, a PM chegou a usar balas de borracha. Após não obedecer ao comando dos militares, Francisco teria investido contra os policiais, que precisaram efetuar disparos de arma de fogo contra o homem.

“O homem partiu para cima dos nossos policiais com os dois facões, conseguindo derrubar um deles, sendo necessária uma intervenção policial da equipe, que no intuito de salvar a vida do PM, foi obrigada a balear José Sales”, destacou o comandante Etevaldo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pelos PMs para prestar os primeiros socorros à Francisco, mas o mesmo morreu ainda no local.

Francisco era natural de Miguel Alves e havia se separado recentemente da esposa, que mora no município de Boa Hora. Atualmente, ele morava sozinho no bairro Renascer e todo dia sua irmã levava seu alimento. Na residência de Francisco foram encontrados vários medicamentos e, conforme a polícia, os familiares informaram que o homem se recusava a usar a medicação.

Os policiais envolvidos na operação estão sendo ouvidos, além de terem suas armas recolhidas. Um inquérito policial será aberto para investigar o caso.

Outro caso de surto psicótico

Em dezembro de 2023, uma mulher identificada como Jéssica Silva do Nascimento, 33 anos, teria incendiado a própria casa e jogado as duas filhas no mar, após um surto psicótico, por não aceitar o fim do relacionamento com o pai das meninas. As crianças foram identificadas apenas como Letícia, 5 anos; e Alice, 10 anos. A morte de duas crianças ocorreu na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral do Piauí. A mãe das meninas foi encontrada morta pouco depois.

Conforme a Polícia Militar, Jéssica incendiou a própria casa, localizada no Conjunto Raul Bacelar, e, em seguida, saiu com as filhas dizendo que as levaria para passear na praia. As crianças foram levadas ao Hospital Nossa Senhora de Fátima com sinais de afogamento, mas morreram pouco após darem entrada na unidade de saúde. Já o corpo de Jéssica foi encontrado próximo a um bar também na praia Pedra do Sal. 

Reprodução/Redes sociais
Mãe é suspeita de matar filhas em Parnaíba