Portal O Dia

MEC aprova criação de novo curso de Medicina na UFPI em Floriano

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu a aprovação para criação do Curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral, situado na cidade de Floriano. A proposta de novo curso, solicitada desde 2020, recebeu respaldo após divulgação, no dia 20 de março, de relatório produzido pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC).

Foto: Arquivo / O DIA
UFPI

A UFPI recebeu, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, uma visita in loco de uma equipe que tinha objetivo de avaliar as condições da Instituição no que diz respeito à oferta do ensino, da pesquisa, da extensão e da infraestrutura para a implantação do curso de Medicina no Campus de Floriano. O parecer favorável ressalta a relevância dessa oferta educacional para a região, preenchendo lacunas assistenciais e contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local.

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a chegada do curso na cidade do Sul do Estado traz avanços para a região. “Não medimos esforços para implantar o curso de Medicina no Campus de Floriano. Reconhecemos o impacto que o curso pode gerar não só na educação da região, mas também no atendimento primário de saúde, ou seja, mais pessoas terão acesso à saúde de qualidade”, afirmou.

Agora, o campus deverá passar por adaptações e construções específicas para atender as demandas do curso de Medicina, incluindo futuros laboratórios especializados e espaços para atividades práticas.

________________________________________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade