O médico ortopedista José Osvaldo Gomes dos Santos, de 63 anos, morreu eletrocutado ao tentar salvar o caseiro da sua residência que estava sofrendo uma descarga elétrica. O acidente ocorreu por volta das 19:50 h desta segunda-feira (04), na cidade de Ilha Grande, no litoral do Piauí.
De acordo com o 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), testemunhas relataram que o médico foi eletrocutado ao tentar ajudar o caseiro Antônio José de Souza Costa, que sofreu o choque ao tentar desligar uma bomba tubular. Ambos foram eletrocutados, contudo, somente o médico ortopedista foi a óbito.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas constatou o óbito de José Osvaldo ainda no local. Já o caseiro foi socorrido com vida e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. O corpo do médico foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).
Quem era o médico ortopedista José Osvaldo?
José Osvaldo era graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (1993) com Residência Médica em Ortopedia/Traumatologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (1997).
O médico possuía pós-graduação em Medicina do Trabalho e Docência do Ensino Superior. Era coordenador do Hospital Colônia do Carpina de Abril desde 20-15 e Médico plantonista do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. José Osvaldo também era conselheiro suplente do Conselho Regional de Medicina, e possuía vasta experiência em Medicina com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças do aparelho locomotor e doenças ósteo-metabólicas.
O Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) emitiu nota de pesar pelo falecimento do médico. Confira a nota na íntegra abaixo:
Com pesar, comunicamos o falecimento do médico ortopedista de Parnaíba, Dr. José Osvaldo Gomes dos Santos (CRM-PI 2188), nesta segunda-feira (04/03/2023).
Ex-conselheiro deste Regional, Dr. Osvaldo, como era conhecido, prestou relevantes serviços na cidade de Parnaíba, onde atuava no Hospital Regional Dirceu Arcoverde.
Médico honroso, deixa saudades aos familiares e amigos, para os quais estendemos nosso pesar e solidariedade.