Portal O Dia

PM faz treinamento para combater novo cangaço com bombas e tiros falsos em Picos

A Polícia Militar fará um treinamento com seu efetivo na noite desta quarta-feira (08) e na noite desta quinta (09) na cidade de Picos com uso de bombas e tiros falsos. Trata-se de um exercício simulado para treinar as equipes no combate às modalidades criminosas conhecidas como novo cangaço e “domínio de cidades”. O treinamento ocorrerá nos bairros Centro e Junco.

Divulgação/PM
PM fará uma simulação de assalto com bombas e tiros falsos em Pi

A atividade é uma simulação, ou seja, não se trata de uma situação real. Para tanto, a polícia vai empregar sons de tiros e de bombas. O coronel Alves, comandante de Policiamento do Interior, pede que a população não se assuste, porque o treinamento não trará nenhum risco para a população.

“Não serão tiros reais, utilizaremos tiros de festins e as explosões são controladas. Não terá nenhum perigo para a população. Na realidade, estamos orientando a sociedade e informando que não se trata de um assalto de verdade, mas apenas um treinamento policial. Não haverá motivo para alarde”

Tenente-coronel AlvesComandante de Policiamento do Interior

Os exercícios simulados fazem parte do I Seminário sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos contra o Patrimônio, que começou nesta semana em Picos. O objetivo das ações é capacitar os policiais quanto à prevenção e execução da doutrina do Plano de Defesa das Cidades para atuarem em ocorrências de alta complexidade.

O que é o novo cangaço?

O novo cangaço é uma modalidade de assalto que vem sendo registrada no Brasil desde os anos 1990 na qual uma quadrilha toma o controle de uma pequena cidade para roubar. Em geral os alvos dos criminosos são agentes financeiros.