Na tarde desse domingo (16), a Polícia Civil do Piauí desarticulou outro importante centro logístico de armazenamento e distribuição de drogas, responsável pela comercialização de entorpecentes em toda a macrorregião da cidade de Picos, no Piauí, e municípios de outros estados.
A operação foi deflagrada no final da tarde. Um homem identificado pelas iniciais R.S.P foi surpreendido no momento em que acessava o imóvel alvo da decisão judicial, este portava as chaves do apartamento facilitando desta forma o acesso da equipe para cumprimento do mandado de busca e foi preso em flagrante.
R.S.P é recém egresso do sistema prisional tendo permanecido aproximadamente 11 anos preso em virtude de outras práticas criminosas.
Um segundo homem ainda não identificado que compareceu ao local conduzindo a motocicleta com o nacional R. S. P., conseguiu se evadir do local em alta velocidade, toda ação foi registrada em imagens pela equipe que cercou o imóvel durante a campana.
Uma mulher identificada pelas iniciais A.F.S.B era diretamente responsável pelo imóvel, é recém formada do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí de Picos e residia no local com seus filhos, na presença dos quais exercia tal atividade criminosa grave.
No local foram apreendidos entorpecentes avaliados em mais de meio milhão de reais:, sendo 47 tabletes de maconha skunk; cinco tabletes de crack; seis tabletes de cocaína; um aparelho celular; uma balança de grande porte; uma balança de pequeno porte.
A Operação Policial foi coordenada pelos Delegados de Polícia Agenor Júnior e Alexandre de Alcantara, conforme diretrizes da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Delegacia Geral de Polícia Civil no combate às organizações criminosas em atuação no Estado do Piauí.
“A unidade policial DFHT de Picos/PI afirma que posteriormente todos os envolvidos serão devidamente identificados, assim como sua função dentro da organização será definida conforme continuidade das investigações”, explica o delegado de polícia Agenor Júnior.
Toda a ação era articulada por uma organização criminosa, atuando no tráfico ilícito de entorpecentes. A equipe envolvida produziu documentos demonstrando que a atividade criminosa era exercida em imóvel localizado na Rua Luís Nunes, na cidade de Picos. A Polícia Civil representou por mandado de busca e apreensão.
A ação policial foi desenvolvida pela Delegacia de combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas de Picos/PI (DFHT), através da equipe investigação, Gerência de Inteligência da Polícia Civil (GIPC) e Núcleo de Operações com Cães (NOC).
Com caráter de urgência, o Ministério Público por meio do Promotor de Justiça Dr. Jorge Luiz da Costa Pessoa se manifestou favorável à medida, sendo deferido pelo Juiz Dr. Fabrício Paulo Cysne de Novaes.