Portal O Dia

Bia Souza conquista ouro no judô em primeira Olimpíada da carreira

É ouro! A judoca brasileira Bia Souza conquistou medalha de Ouro no Judô nas Olimpíadas de Paris 2024 após um duelo com a israelense Raz Hershko.

Caminho de Bia até a medalha de Ouro

Em cinco confrontos anteriores, a brasileira venceu todas as lutas. Número 5 do mundo, Beatriz Souza iniciou sua trajetória vencendo a nicaraguense Izayana Marenco por ippon. Em seguida, derrotou a sul-coreana Kim Hayun por waza-ari, após revisão do VAR no golden score. Na semifinal a judoca brasileira venceu a francesa Romane Dicko, número 1 do ranking mundial e apontada como favorita, por ippon na Arena Champ-de-Mars, no golden score.

Na final, disputando ouro, Bia venceu a israelense Raz Hersko com um wasari aplicado ainda no começo do confronto. Além da potência de Bia, chamou atenção também a torcida de Sarah Menezes, atenta a todo segundo de competição. Ao final da contagem, foi a treinadora piauiense quem guiou Bia para que segurasse a luta nos segundos finais e garantisse a medalha de ouro.

Alexandre Loureiro/COB
Bia Souza conquista ouro no judô em primeira Olimpíada da carreira

Aos 26 anos, Beatriz segue o legado de Maria Suellen, a melhor peso pesado do Brasil, já ocupando a 5ª posição no ranking mundial. Bia é treinada por Sarah Menezes. A ex-judoca piauiense é a atual treinadora da Seleção Brasileira Feminina. E essa é a segunda conquista de atletas do judô treinadas por Sarah.

Beatriz Rodrigues Souza é natural de Itariri, interior de São Paulo, tem 26 anos. Ela tem 1,76m e treina na Associação Pinheiros. Antes de conquistar a ..., ela ficou em 2º lugar no Mundial de 2017 – Judô Equipe Mista; 2º lugar no Mundial 2022 e 3º Lugar no Mundial de 2021 e 2023.

Sarah Menezes conquista a segunda medalha em Paris como treinadora

Com o ouro conquistado por Bia Souza, a piauiense Sarah Menezes chegou à sua segunda medalha como treinadora da Seleção Brasileira de Judô nas Olimpíadas de Paris. A ex-judoca piauiense também treina Larissa Pimenta, que conquistou o bronze em uma vitória emocionante contra a italiana Odette Giuffrida.

Ao Portalodia.com, Sarah Menezes disse que em ser treinadora, a emoção é dobrada. “A sensação é de orgulho, muita alegria e missão cumprida. Em Londres eu conquistei o ouro olímpico que, este ano, está fazendo 12 anos. Emoção dobrada. Estou muito feliz mesmo”, disse a ex-judoca piauiense e atual treinadora da Seleção Brasileira de Judô.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.